TURISMO INTERESSA?

Pouquíssimas atividades econômicas envolvem tantos setores como o turismo. Literalmente, só funciona quando houver envolvimento público e privado. Não apenas envolvimento, como empenho e determinação.

A Copa de 2014 vai concentrar as atenções para o Brasil onde ela acontece, mas principalmente para as cidades sedes dos jogos. Preocupações com a estrutura e com o dinheiro para implantar estas estruturas são o mais visível. Formação de pessoal em atendimento, conhecimento de língua estrangeira, hábitos e costumes de outros povos também estão na pauta.

Porém um problema crônico de Manaus parece estar longe de solução, porque não se vê medidas concretas para resolver o problema dos ambulantes no centro da cidade, que dificultam a limpeza pública, a aparência e segurança do comércio legalmente estabelecido. Enquanto isso só afetava a população local, havia a clássica desculpa de que ambulantes são pessoas com necessidades básicas e que não tem outro meio de vida. Essa tese não resiste ao menor sopro, uma vez que empregos estão sobrando e treinamentos idem. O problema é fazer com que o autônomo se sujeite a bater cartão, cumprir horário e se submeter à hierarquia de uma empresa.

Começam a pulular emails com fotos enviados por visitantes nacionais e estrangeiros estarrecidos com o caos no centro da cidade. Comidas sendo vendidas na frente de escapamentos de ônibus, acima das sarjetas onde correm as águas pluviais acompanhadas de toda sorte de lixo são cada vez mais comuns. “Restaurantes” Celta, Pampa, Kombi e outros são um atentado à saúde pública. Quando o resultado é apenas um desarranjo estomacal está tudo bem. Mas são estas atitudes que engrossam a conta do Ministério da Saúde que contabiliza gastos de 13 bilhões de reais por ano com intoxicação alimentar.

Nós queremos que o turista fotografe e filme nossas belezas, por isso ele sempre anda com uma câmera na mão. Porém, quando as lembranças que ele leva gravadas são estas barbaridades fica difícil pedir para ele voltar. Quando o turista envia fotos desse tipo para a cidade que visitou, no fundo ele quer mudanças porque encontrou outros atrativos que não quer ver mesclados com a imundícia.

Concordamos que há traços culturais que devem ser preservados e podem, à primeira vista, parecer bizarros a quem não os conhece. Não concordamos com o poeta Olavo Bilac em dizer que somos uma terra “inculta” e bela. Mesmo quem não é letrado pode ser muito culto. Contudo, sujeira, abandono, desleixo, risco à saúde, desmando e falta de determinismo nas ações nunca podem ser vistos como bens culturais.

No passado, um prefeito de Manaus tirou ambulantes do centro da cidade, usando uma dose de truculência. Vale lembrar aos políticos demagogos de plantão que aquele prefeito nunca perdeu eleição por causa disso. Igualmente o atual prefeito de São Paulo que, antes de ser reeleito usou o poder da polícia para remover ambulantes ainda está no poder por vontade popular. O povo ordeiro apóia atitudes profiláticas. O turismo também.

Vamos ajudar a devolver as ruas aos carros e as calçadas aos pedestres?

Luiz Lauschner – Escritor e Empresário

lauschneram@hotmail.com

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 23/03/2011
Código do texto: T2866027
Classificação de conteúdo: seguro