Homenagem a Guararema

Há muitos anos, fizeram uma filmagem na cidade de Guararema, ela foi denominada: “A pérola do vale”. Ela já era bonitinha mesmo sem ter nenhum atrativo turístico. Já vinham alguns forasteiros para nadarem na cachoeira do Bairro do de Luiz Carlos e do putim. A cidade começou a evoluir na gestão do saudoso Sr. Sebastião Alvino de Souza. Ele era vice do Ilustre Sr. Gerbásio. Este, não se entendendo com a câmara, por não ser político, não soube lidar com os macetes que existem dentro da política, renunciou. Sr. Sebastião tomou posse e, logo no início de seu mandato, fez a cidade crescer de forma estrondosa! Ele se recandidatou e, quase perdeu para o saudoso Sr. Vicente Alves Pereira. Ganhou apenas por dois votos. O Sr. Sebastião, embora fosse um excelente administrador, não era político. Era de poucas palavras e quase sempre não sorria. Ao contrário do Sr. Vicente, que, embora sendo um matuto, tinha uma lábia fora de série!

Na próxima gestão, ele apoiou o Rufino que era escrivão de polícia. O Sr. Vicente conseguiu convencer os eleitores prometendo o mundo e fundo. Conclusão: Ganhou do Sr. Rufino com grande margem de voto. Não vou entrar em detalhes sobre a sua administração, porque sou amigo da família. E em respeito à sua partida, faleceu ainda moço, vítima de câncer no pâncreas, prefiro não comentar sobre a sua administração. o que todos os Guararemenses sabem. Com certeza, os mais antigos comentam com mais novos

Fui forçado a deixar a minha tão querida cidade natal, em virtude de estar passando privações. No ano de 1990, o ex-presidente, Collor de Melo. Parou o país praticamente por completo! Eu trabalhava de pedreiro. Ele reteu a caderneta de poupança, construção civil e todas as portas de emprego, pararam. Fui forçado a vir morar em Itanhandu, cidade que me acolheu de braços abertos, um povo maravilhoso que amo de coração, tanto os vizinhos, bem como os mais distantes.

Vim morar nos fundos da casa da sogra, numa casinha de dois cômodos. Mesmo com dificuldade para arranjar emprego, mas estava livre de aluguel. Pegando um bico ali e acolá, fui sobrevivendo até me aposentar.

Um detalhe que eu me esquecendo: Sebastião recandidatou. Estava em toda a cidade, o seguinte cartaz em faixa> ele vai voltar! Esqueceram de colocar: Se Deus quiser! Lamentavelmente, ele faleceu de acidente na via Dutra. Sua esposa, relutou, porém , de tanto insistirem, ela acabou aceitando a ser candidata a prefeito. Ganhou de lavada contra o Dr. Morais que o Sr. Vicente apoiou. Aí, a cidade começou a crescer vertiginosamente. Todos sabem que ela não entendia absolutamente nada de administração. Apenas uma dona de casa. Mas o seu filho, Dr. Márcio, engenheiro, puxou pelo pai. Um gênio na arte de administrar. Conseguiu explorar tudo o que a cidade tinha de atrativo para transformar Guararema numa cidade turística! Ele era seu secretário geral. Hoje ele é deputado federal. Sua fama de administrador se espalhou rapidamente!

A saudade apertou, a saúde melhorou um pouco, fui visitar meus irmãos. Confesso: Fiquei pasmo com o desenvolvimento e a organização da cidade! Que coisa linda, meu Deus! Eu que era apaixonado por Guararema, agora gamei de vez! Ao adentrar no desvio, no bairro Freguesia da Escada, vi uma vila imensa carros. Um engarrafamento que parecia o centro de São Paulo. Vi através da janela, a igreja da Freguesia, o pátio lotado de gente. Demorou quase duas h para chegarmos a Guararema, na entrada do pau d’alho, uma multidão enorme de turistas. Desci na antiga rodoviária, Vi a praça tão linda, que me encheu os olhos de emoção. Adentrei no calçadão, que beleza deslumbrante! Totalmente lotada. Subi até a praça da prefeitura, um espetáculo de dar água na boca.

Quero lembrar que eu fui no dia 9 de dezembro, véspera do natal. Os enfeites estão programados até dia 6 de janeiro. As artistas enfeitaram os jardins , fazendo lindas flores de garrafas pet. Um espetáculo de beleza!

Todas as árvores encapadas de lâmpadas pisca-pisca, cores azuis, verdes e brancas. Parecia um formigueiro de tanta turista! Aproximadamente 40 mil pessoas. A pedra montada, que antes nunca eu tinha ouvido falar; fui ver de perto, a grandiosidade da natureza. Os turistas que preferem não ir de carro, tem um trenzinho. Havendo dois na cidade para transportá-los numa distância de 8 quilômetros, até a pedra montada.

O bairro de Luiz Carlos, os turistas vão na Maria Fumaça. Quem preferir ir de carro, tem um grande estacionamento. O bairro foi totalmente revitalizado. O prefeito tirou os moradores do bairro; arrumou casas para os mesmos, em outro local, deixando as casas como enfeites para os turistas. Desviou o rio que corria pelo centro da praça. Somente quem foi lá, pode avaliar a beleza que ficou! Eu babei em ver o bairro onde nasci transformado em um semi paraíso! Na minha concepção, Guararema é a cidade mais linda do vale do Paraíba, ou até mesmo de São Paulo!

Depois que a Sra. Conceição assumiu o cargo de prefeita, a oposição não tem mais vez. Eu imagino que o saudoso Sr. Sebastião está orientando os administradores e abençoando lá de cima. Ele bem que merecia fazer um busto e colocar na praça em sua homenagem. Ele deu um banho de administração e honradez! Com administradores honestos e competentes; com o rowat da Petrobrás e os três pedágios, a cidade está crescendo rapidamente de forma estupenda! Eu me apaixonei por Guararema!