Quais são as curiosidades sobre a Argentina que todo brasileiro tem que saber?

Quando morei em Caleta Olivia , entre 1989 e 1990, achei curioso e fiz uma lista de curiosidades, espero que gostem:

1. Lá as meninas chamamos de Chica (pronuncia "Tica"). Pra brincar eu chamava minhas amigas argentinas de "titica" , e enquanto ria, elas ficavam me perguntando por que repetia a primeira sílaba, é claro que eu nunca contei, e hoje elas devem estar me caçando pra se vingar… mas um aviso, se você brincar disso hoje com elas lá, em tempos de google, vai apanhar na hora.

2. A diferença de valores de mercadorias lá era bem maior que aqui, eu precisava gastar 6 vezes mais para comprar um refrigerante (Isso em 1990). Isso permitia que argentinos viajassem pra Europa sem sentir muito a diferença de preços. Será que éramos e ainda somos explorados aqui ? Depois que uma chuva de argentinos vinham fazer compras no Brasil, houve uma mudança não sei como está hoje.

3. Argentino em geral é ríspido e grosseiro nas primeiras vezes que te vê, no comercio pergunta "que tu quieres?" …mas depois de um tempo, se torna super amigo, te trata como um filho, muito mais que brasileiro que em geral te trata bem todo tempo, mas na maioria das vezes é só por educação rs.

4. Lá não namoramos, ficamos noivos direto; se for namorar uma argentina é bom saber disso …. parece que todo mundo lá acha que vocês irão casar logo em seguida inclusive a noiva.

5. Um argentino me falou que eles, com população 5 vezes menor , consumiam 5 vezes mais livros que os brasileiros (que vergonha né), então prepare-se para conversar com gente culta meu amigo(a)…deve ser também por isso que ganharam 5 prêmios Nobel e nós, nenhum.. Nobel Argentina 5 x 0 Brasil - Opinião - Estadão (https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,nobel-argentina-5-x-0-brasil-imp-,648333) (Nobel Argentina 5 x 0 Brasil - Opinião - Estadão (https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,nobel-argentina-5-x-0-brasil-imp-,648333))

6. Lá não vi quebra-molas, diz a lenda que um brasileiro foi perguntar porque não tinha e um argentino respondeu "porque temos educação" (toing rs), mas um amigo que esteve em Buenos Aires recentemente , me disse que não é bem assim não hehehe

7. Não tem vestibular e nem Enem pra entrar numa faculdade; fazer medicina por exemplo lá é fácil. Aqui no Brasil, devido a máfia branca, tem lugares que a mensalidade custa 25 mil reais e a concorrência é 120 por vaga , ou seja , pra poder fazer medicina de graça numa federal , você vai ter que ser mais bem informado do que 4 a 5 milhões de estudantes que é o número de participantes do Enem.

8. "No Brasil, a proporção de médicos é de 1,8 profissionais para cada mil habitantes o que deixa esses gênios médicos até sem tempo pra se atualizarem. Na Argentina, a proporção dessa taxa é de 3,2 e no Uruguai, 3,7" e por isso Países vizinhos ao Brasil temem evasão de médicos de lá mais baratos e mais atualizados. (*** Mas eles podem ficar tranquilos que a máfia branca daqui é poderosa e vai dificultar ao máximo isso acontecer rs). Resposta de Sodré Neto para Quanto custa faculdade de medicina no Brasil? (https://pt.quora.com/Quanto-custa-faculdade-de-medicina-no-Brasil/answer/Sodré-Neto-1)

9. O preço de um corte de cabelo e uma consulta de médico na minha época era o mesmo. Tipo, se você aprender a cortar cabelo aqui, pode se manter lá fazendo medicina, já que aqui tem toda esta dificuldade pra entrar, depois é fácil, as matérias são muito mais fáceis que de diversos outros cursos. O médico argentino se vier pra cá vai ganhar 1000 vezes mais que lá proporcionalmente ao ganho de um cabeleireiro aqui.

10. No sul, o pôr do sol se dá tarde da noite, as vezes 21 horas, isso inclusive também mostra que a terra é redonda pois mesmo tendo tempo de incidência solar maior, lá é mais frio, pois os ângulos do raio solar são menores (são os ângulos da luz que definem calor maior ou menor ) . Por isso o sol de meio dia é mais quente pois está num ângulo mais próximo ao 45 graus, pois a terra está ao lado dele (por isso que nossos polos são frios e nossa linha do equador e trópicos são quentes) . Tá bom se não entendeu veja este diagrama ou o primeiro GIF desta resposta que vai entender. https://pt.quora.com/Por-que-n%C3%B3s-vemos-sempre-a-mesma-face-da-Lua-voltada-para-n%C3%B3s/answer/Sodr%C3%A9-Neto-1

11. Não existe sucos de fruta concentrados mais saborosos que na argentina; parece que lá é o pais das frutas

12. Perdi muito dinheiro quando tinha a moeda chamada Austral (hoje é peso argentino ARS) devido alta inflação , que continua em torno de 40 a 50% ao ano na Argentina (Lá não teve o plano Real) , então você deve estar atento a isso se for pra lá. Deve usar a moeda de lugares com inflação o mínimo possível, e trocar o mais depressa que der, lembrando que muitos estabelecimentos na argentina aceitam Dólar e Real também.

13. O sistema elétrico da argentina é do tempo das cavernas devido ao fato de eles não terem recursos hidrelétricos como o Brasil e terem ficado de fora da Itaipu; dizem que havia uma preocupação dos EUA com a liderança da argentina na América do sul e que Itaipu foi mais uma estratégia comercial e geopolítica; outros falam que era fruto de disputa das ditaduras militares da época e que a Itaipu seria uma arma que inundaria a argentina em caso de necessidade de guerra . Ronda estas conversas por lá; é bom estar por dentro; pra mim na época foi uma novidade .

14. A diferença de preços entre produtos produzidos lá e preço de exportação é bem pequena, aqui no Brasil era imensa a diferença; tanto que, por exemplo, os produtores de soja do sul do Brasil, queriam (na época, não sei hoje) exportar via argentina onde ganhavam muito mais que exportar pelo Brasil, onde os sistemas de intermediação como a Cacex ganhavam muito em cima; podemos ver que a competição argentina Brasil vai muito alem de futebol China compra da Argentina e derruba soja no Brasil (https://www.agrolink.com.br/noticias/china-compra-da-argentina-e-derruba-soja-no-brasil_424388.html)

15. A expressão passar fome lá é "passar a fruta", descobri isso numa reunião de amigos que ficaram zoando minha namorada argentina e eu, que iríamos "passar a fruta" (eles riram e eu custei entender , porque pra mim, passar a fruta era algo muito bom)

16. Tem cidades que achamos frutas nas ruas o tempo todo; você colhe pêssegos nas árvores de rua, nos sacolões você compra frutas por preço super baixo; Tão baixo que a sensação que temos que estamos nos aproveitando do estabelecimento ou que eles colocaram preço errado. Quem vende parece que se admira de que gostemos de fruta e compremos coisas tão baratas.

17. O pessoal dorme entre 12h e 15h e depois o comercio volta a funcionar ( no sul)

18. Eu sou ruim de bola no Brasil, lá eu era crack , não sei porque se lá (como brasileiro) me senti na obrigação , ou se os reprimia por ser brasileiro, ou surpreendia com o gingado e jeito diferente de jogar bola do brasileiro, não sei rs.

19. Todo ônibus de viagem tem suco, café e filmes pra assistir (aqui só as vezes temos filmes, sucos ou café nem pensar).

20. No sul, onde venta muito, as raízes das plantas são muito profundas, mostrando que a planta percebe que vai ter que se segurar mais ao chão (será que se eu colocar cenouras ao vento elas crescem mais? rs) Acho que um dia vou testar lamarkismo versus seleção natural nas cenouras)

21. Os mesmos mosquitos comuns daqui, lá tem uma certa diferença

22. Em Caleta Olivia ao sul onde morei, tem ventos de 80 km/h de forma que tombam caminhões Baús nas curvas; então se você for um caminhoneiro , tome cuidado.

23. Devido ao vento forte , se você caminhar pelas ruas, seus ouvidos vão ficar cheios de pó fininho, as casas do sul são todas vedadas de forma a não deixar entrar poeira.

24. O mar no sul é super gelado, as pessoas ficam mais tomando sol na areia grossa, que as vezes mais parece um cascalho.

25. No sul dá pra vc ver as focas e leões marinhos nas rochas ao longe

26. No sul tem muito petróleo e falta água (pelo menos em Caleta Olivia onde uma vez que faltou água 3 dias direto, daí no meio da madrugada tive uma idéia de tomar banho nas águas super geladas do mar kkkk eu via só as espumas refletidas pela luz da lua, e com meu sabãozinho me livrei da meleca de suor e do pó fininho de lá. Senti Deus mandando eu ir embora por causa de monstros marinhos que atacam a noite no mar …sai correndo)

27. A vegetação do deserto dos Pampas é super diferente de nossa vegetação e de vez em quando você vê coelhos (lebres) correndo

28. A palavra "alvo" aqui no Brasil tem sentido de meta, objetivo, na Argentina, se usa "blanco" ; daí eu lembrei que "alvo" também significa algo branco aqui ; mas fiquei me perguntando se a origem etimológica deste significado de objetivo, veio das lavadeiras que tinham por meta branquear as roupas o máximo possível ou se veio da religião estabelecendo a santidade bem "branquela" como alvo da vida do cristão …ou alvo a ser acertado era algo branco? Não sei.

29. Os bairrismos, invejas, ciúmes e disputas entre brasileiros e argentinos parece contaminar outros países vizinhos, no Uruguay por exemplo, ouvi uma piadinha terrível sobre os argentinos "que o melhor negócio do mundo é comprar um argentino pelo que ele vale e vender pelo que acha que ele vale". kkkk Coitadinho dos argentinos, as pessoas mais cultas viram alvo de muita crítica e inveja, alem de podermos ficar mais metidos e orgulhosos mesmo e atriar a furia e a zombaria rs

30. Notei algo que não confirmei ainda, mas parece que a argentina antiga era constituída de uma multidão de protestantes, e depois foram virando católicos ou sem religião.

31. Em Caleta Olivia quando uma cachorra fica no cio , você assiste uma fileira enoooooooorme de cachorros , porque cada casa costuma ter uns 3 cachorros, nunca vi tantos câes na minha vida !!! Foi lá que aprendi que cachorro copia a personalidade do dono, pois eu vendia livros e revistas de porta em porta , e já sabia se o proprietario da casa era legal ou bravo por meio dos cachorros kkk

Sodré GB Neto
Enviado por Sodré GB Neto em 12/01/2021
Reeditado em 12/01/2021
Código do texto: T7158243
Classificação de conteúdo: seguro