Município de Santa Filomena do Maranhão

INTRODUÇÃO

Santa Filomena do Maranhão é um município brasileiro localizado no Estado do Maranhão e fica a uma distância de cerca de 345 km da capital do Maranhão, São Luís, e a uma distância de aproximadamente 1.662 km de Brasília, capital do Brasil.

Tem uma população estimada em 6697 habitantes de acordo com atual estimativa do IBGE [ Referência nº 7] e limita-se aos municípios de Tuntum, Presidente Dutra e São Domingos.

HISTÓRIA

Dizem que o fundador de Santa Filomena do Maranhão foi um cidadão chamado José Tibúrcio Feio que teria descoberto a região lá por volta do final do século 19. Pouco se sabe sobre esse homem, exceto que ele também foi um dos descobridores* de São Domingos do Maranhão, e fora isto, não se sabe quase nada.

Não se tem muitas informações sobre os primeiros moradores de Santa Filomena. Pelo que sabe alguns dos antigos moradores vieram de diferentes locais, por exemplo, de Pastos Bons Maranhão, segundo pesquisa de Jean Carlos Gonçalves [ref. 5], e que também possivelmente vieram outros do Ceará [ ref.6].

Segundo dados da Wikipédia, O município foi criado pela Lei Nº 6.178, de 10 de novembro de 1994, emancipando-se do município de Tuntum.

Seu primeiro prefeito foi Salomão Barbosa de Sousa, eleito prefeito em 1996 e reeleito em 2000. Na época, Salomão havia disputado as eleições de 1996 e de 2000 com o senhor Milton Mourão.

A segunda pessoa a governar Santa Filomena após o fim do segundo mandato de Salomão, foi a senhora Irene Gomes de Souza que havia disputado a eleição de 2004 com Ariston Costa.

Após o período da administração de Irene Gomes de Souza ( 2005 a 2009), foi a vez de assumir a prefeitura o senhor Francisco de Assis Barbosa de Sousa, irmão de Salomão. Não havia nenhum impeditivo na legislação brasileira para que Francisco de Assis, conhecido como Doutor Chico, de disputar a eleição, logo, conseguiu eleger-se.

O prefeito Francisco de Assis Barbosa de Sousa governou Santa Filomena no período de janeiro de 2009 a março de 2016 e, após esta data, assumiu Manoel Barbosa de Souza Neto, até então vice-prefeito, ficando no cargo de prefeito até janeiro de 2017.

Em janeiro de 2017 foi empossado Idan Torres Chaves como prefeito de Santa Filomena e governou Santa Filomena até dezembro de 2020.

Em 2020 Salomão foi eleito novamente prefeito de Santa Filomena, sucedendo assim Idan Torres Chaves, para um período de mais quatro anos, tomando posse como prefeito em 1º de janeiro de 2021.

observação: ref.= referência.

REFERÊNCIAS

1. Verbete Wikipédia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Filomena_do_Maranh%C3%A3o

2. Prefeito Renuncia http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2016/03/prefeito-de-santa-filomena-renuncia-e-irmao-assume-o-comando-da-cidade.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

3. ELEIÇÃO MUNICIPAL 2020:

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/15/apuracao-prefeitura-santa-filomena-do-maranhao-ma-resultado-1-turno.htm

4. CIDADES DO BRASIL. https://www.cidadesdomeubrasil.com.br/ma/santa_filomena_do_maranhao

5. GONÇALVES, Jean Carlos. Um tributo à Delvito de Santa Filomena dos Arapuás. Disponível em: https://ecosdetuntum.blogspot.com/search?q=santa+filomena. Acesso: 23 de janeiro de 2021.

6. A informação na referência nº 6 ainda carece de fontes.

7. População residente de Santa Filomena do Maranhão. Disponível em https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/santa-filomena-do-maranhao.html? . Acesso 11 de outubro de 2023.

* edição anterior deste texto eu havia informado que José Tibúrcio Feio foi morador de São Domingos. Porém, não há exata certeza disso. Editei para " descobridor", não morador , como havia escrito antes.

Klysmam Costa
Enviado por Klysmam Costa em 22/01/2021
Reeditado em 11/10/2023
Código do texto: T7165440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.