A quem interessar possa - Viagens

Tivoli, Roma/Italia- Vila d´Este –

Menos de duas horas de trem da Estação Tiburtina, anexa ao Termini .Saltar em Tivoli.

A Villa d'Este foi encomendada pelo Cardeal Ippolito II d'Este (1509-1572), filho de Afonso I d'Este e de Lucrécia Bórgia, e neto do Papa Alexandre VI. Ippolito havia sido nomeado Governador de Tivoli pelo Papa Júlio III, com oferta da villa[1], a qual ele reconstruiu inteiramente segundo planos de Pirro Ligorio, sob a direcção do arquitecto-engenheiro de Ferrara, Alberto Galvani, arquitecto da Corte dos Este. O pintor chefe da ambiciosa decoração interior foi Livio Agresti, de Forlì. A partir de 1550 até à sua morte, em 1572, quando a villa estava quase completa, Ippolito criou um cenário palaciano rodeado por um fabuloso jardim em terraços ao Estilo renascentista tardio maneirista, o qual tirou total vantagem da dramática encosta mas requereu inovações para trazer um caudal suficiente de água, a qual foi empregue em cascatas, tanques de água, canais, lagos, jactos de água, fontes e giochi d'acqua (jogos de água). Outras villas notáveis com estruturas de jogos de água são a Villa Aldobrandini e a Villa Torlonia em Frascati. Há chafarizes que o guincho chega quase dez metros de altura, isso sem nenhuma bomba hidráulica. Este mesmo conceito foi aplicado nos jardins de Versalhes, França. Ali perto fica as Termas de Adriano, ainda muito bem conservada apesar de 1800 anos. O trem custa 6 euros (ida e volta). A entrada 5 euros

Liverpool/ Inglaterra

- Cashbah Coffee club – situado no nº 8 da rua Hayman's Green, West Derby. Na verdade ficava no porão da casa, estilo vitoriano. Paul McCartney, John Lennon e Cinthia Lennon ajudaram com a decoração. Cinthia grafitou a silhueta de John na parede adjacente do bar. Ela tirou de uma fotografia dele agachado tocando a guitarra. O teto egípcio foi pintado por ele e o teto em arco-iris por Paul. A parede de fundo de onde seria o palco principal ( não deve ter mais de oito metros quadrados) foi pintada de preto com teias de aranha em branco pela mãe de Pete Best, sra. Mona. Na fotografia onde aparece Cithia sentada num banco com com mais um casal, olhando pra Paul, com John um pouco mais atrás, ainda está lá, bem como o piano e a vitrola com radio. Logo na entrada, estreitíssima, à esquerda há um painel com o documento de permissão de trabalho em Hamburgo/Alemanha, escrito em alemão e inglês e parcialmente queimado devido o incêndio acidental provocado por Paul no quarto onde dormiam. Sheryl Best casada com Rory, irmão do meio de Pete Best, é a recepcionista e guia. Ela tinha quatorze anos na época que eles, os Beatles, ainda se chamavam the Quarrymen. Sheryl afirma que embora John Lennon aparecesse nas fotos da época de cabelos escuros, ele tinha os cabelos de um ruivo escuro e tanto ele como Paul e George tinham olhos verdes-azulados. A altura deles provavelmente era de um metro e setenta e cinco Ela também afirma que a pintura ainda está tão bem conservada devido ao alto teor de chumbo que se usava na época. Parece que o Conselho de Patrimônio Britânico atesta isso também. Entrada: 10 euros.

Ainda em Liverpool, indo na direção de Blackpool, encontra-se a casa do capitão do Titanic. Há residentes e nenhum remanesceste do mobiliário. Os atuais donos cobram 5 euros. Há só uma placa atestada pelo Conselho de Patrimonio Britanico

Roma/Italia- Termas de Caracalla: Via delle Terme di Caracalla, 52. Está situada dentro dos muros da cidade, mais ao sul do fonte de Trevi e do Capitólio. As Termas de Caracala foram construídas por volta do ano 216 para o uso proveito dos romanos. As Termas de Caracala foram inauguradas com o nome de Thermae Antoninianae e são um dos maiores e mais bem conservados exemplos de um antigo complexo termal. O complexo foi construído sob o domínio do Imperador Caracala e apresenta a típica planta retangular dos centros termais imperiais. O centro termal em si não era simplesmente um lugar para nadar, praticar esportes e cuidar da própria saúde, era também um lugar de estudo e relaxamento. Em torno do centro da estrutura, as várias partes da estação termal encontravam-se na seguinte ordem: o "Caldarium", o "Tepidarium", o "Frigidarium" e o "Natatio". Também há outras áreas ao redor dos dois ginásios.

As Termas de Caracala são um dos poucos casos em que foi possível reconstruir parcialmente o a decoração original. Documentos escritos encontrados nos contam sobre as enormes colunas e pisos de mármore de cores orientais, mosaicos de pastilha de vidro e mármore nas paredes, estuques pintados e áreas decoradas com centenas de estátuas colossais nos nichos das paredes dos ambientes mais importantes e também nos jardins. Para o abastecimento hídrico foi criado um setor especial do aqueduto Água Márcia: o "Aqua Antoniniana", as termas foram restauradas várias vezes e deixaram de funcionar em 537 d.C.

Bath/ Inglaterra-Termas romanas de Bath

romanbaths.co.uk

Abbey Green & Church Street, Bath, England, BA1 1LZ

Ainda bem conservada. Um templo foi construido no local entre 60-70 da era cristã nas primeira decadas do dominio romano, isso desenvolveu o urbano vilarejo que ficou conhecido como Aquae Sulis. Essa terma e de acesso public e foi usada até o fim do dominio romana na Inglaterra no século V. Um século depois estava em ruínas, mas as fontes térmicas foram diversas vezes restaurada durante na Idade Média. Atualmente, parte das termas foram restaurada e se pode ter uma visão verdadeira como eram os banhos romanos. No filme Elisabeth há uma cena de festal á. Coisa impossível, pois a restauração só aconteceu no século XIX e XX. Há um rio subterrâneo que chega a se aprofundar a quase mil e setecentos metros. O calor interior da terra chega a aquece-lo até o ponto de ebulição fazendo o vapor subir , chegando a superfície em estado líquido e a 45 graus Celsius. É assim a milhões de anos.

Rouen/ França. Local do martírio de Joana d Árc.

Na praça do Mercado Velho (Place de Vieux Marché) estão as ruínas da catedral onde se acredita que Joana d´Arc foi martirizada. Foi construída uma igreja em estilo moderno que parece a proa de um navio de ponta cabeça (uma monstruosidade) em cima de parte dessas ruínas. Dentro há gigantescos vitrais que se acredita que foram preservados da catedral original quando do bombardeio na segunda guerra mundial (??). Qume se situar em frente dessa nova igreja, ou catedral, terá a sua direita os remanescentes da antiga catedral onde se acredita que ali Joana foi queimada. Ledo engano. Indo pro lado esquerdo se vai encontrar um pequeno jardim arredondado de mais ou menos quatro metros quadrados onde uma placa especifica que ali foi o martírio da Donzela de Orleans.

-Santos/SP - Panteon dos Andradas. Pça Rui Barbosa, 16 Centro

Está na antiga portaria da igreja do Covento do Carmo. É aberto ao público. Por dia passam milhares de pessoas por ali sem o saberem. Os mausóleos de José Andrada e seus irmãos foram ali instalados em 1922.