Fratura se Previne Sim!

Dra.Suzana Heemann conversando com Dr Vissóky

CIÊNCIAS

Fratura se previne, sim!

Conforme a Medicina vai avançando, vão aparecendo mais ferramentas para diagnosticar e tratar toda a sorte de doenças. Na Ortopedia, a ciência avança a passos largos, apresentando técnicas inovadoras para o tratamento das fraturas, com o uso de implantes biológicos, forjas metalúrgicas com menos possibilidade de reações adversas, novas abordagens cirúrgicas, antibióticos mais potentes para prevenir infecções, etc.

Mas tudo isso não basta.

Há muito se sabe que – particularmente – em idosos, não é a violência cotidiana que causa a maior parte das fraturas atendidas nos pronto-socorros. Os principais culpados domésticos incluem os obstáculos físicos interpostos no caminho, como o “tapetinho” em frente a pia da cozinha, fios de luz soltos no chão, pequenas mesas ou outros objetos decorativos que de dia se prestam a funções de embelezamento mas, especialmente à noite, são inimigos silenciosos a uma pessoa de mais idade e sonolenta, talvez com tonturas por problemas clínicos ou pelo uso de medicamentos e com dificuldades visuais.

Pense nisso e previna fraturas evitáveis!

DR. Jacques Vissóky- traumatologista e ortopedista com curso de extensão em Harvard e que após trabalhou seis meses como epidemiologita na Àfrica--------------------------------------------------------- Suzana Heemann

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 27/05/2008
Código do texto: T1007158
Classificação de conteúdo: seguro