Documentário: O Gênero em Questão (I)

O documentário é uma das formas mais eficazes de cinema, e de jornalismo. Proliferam mundo afora os festivais que comprovam a importância deste gênero audiovisual.

As cinematecas em Israel vem apresentando ótimas mostras de documentários variados. No mês de abril, "Docaviv" foi o festival em cartaz, no qual a cidade de Tel Aviv recebeu inúmeros vídeos de qualidade. Filmes de diversos países foram exibidos, e outras cidades também apresentaram esses lançamentos, tais como Jerusalém e Haifa.

Em sua décima edição, o "Docaviv" foi crescendo ao longo dos últimos anos, mesmo enfrentando algumas dificuldades. Quando um bebê acerta um "chute" dentro do ventre materno, é sinal de que há uma vida surgindo com força. Pode-se, então, fazer uma analogia entre o nascimento desse bebê e a realização de um bom documentário, pois ambos "rompem barreiras", literalmente.

Temos visto, nos últimos anos, várias mudanças na realização de documentários. Não faz muito tempo em que esse gênero era visto apenas como sendo uma "mera arte caseira". Gradativamente, porém, o documentário vem penetrando o mundo do cinema e criando uma legião de fãs, sedentos por novidades. Devido a essa nova popularidade, o seu formato vem se alterando e se adaptando aos anseios de sua bem-informada audiência.

Há algumas décadas atrás tinha-se mais facilidade para definir conceitualmente um documentário, mas hoje em dia essa tarefa é mais complexa. Se antes a aparição de atores, animações e produção estilizada era rara, atualmente não é mais. Neste período "pós-moderno" - já se pode dizer "pós-documentário" - a idéia de se ter apenas uma única verdade foi-se embora, permitindo várias interpretações e formas narrativas.