COMUNICAÇÃO, CULTURA E INDIVÍDUO - RELAÇÕES

Os conceitos comunicação, cultura e indivíduo, apesar de distintos, apresentam uma ligação entre si. A comunicação é todo um processo que permite ao indivíduo desenvolver e divulgar idéias, fatos que marcam a sociedade onde vive. Tudo é comunicação, desde um simples "bom dia", um telefonema, um envio de e-mail até uma transmissão em massa por poderosas empresas midiáticas.

A cultura compreende as vivências de cada indivíduo dentro do processo de comunicação. Cada experiência de vida pode se transformar em cultura, desde heranças herdadas ao longo dos tempos até a aprendizagem adquirida durante o desenvolvimento pessoal, que tende a ser passada de geração para geração. A cultura também pode ser definida como uma característica peculiar a um povo, os costumes de uma raça, as experiências do próprio ser humano, dentro de sua capacidade de aprendizagem.

Diante do convívio com diferentes culturas, o indivíduo toma consciência de que o mundo é infinitamente cultural, e que ele próprio é o grande responsável por torná-lo assim, graças aos processos de comunicação existentes.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 20/01/2006
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T101499
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.