CINEMA E TV - PAPEL QUESTIONÁVEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O cinema e a televisão desempenham um papel fundamental para a comunicação. Seja no âmbito jornalístico, de entretenimento ou cultural, esses meios levam a milhões de telespectadores um conteúdo cada vez mais diversificado. As notícias são apresentadas no momento em que acontecem, graças à avançada tecnologia dos sistemas de transmissão por satélites. As telenovelas, maiores produtos de consumo da televisão brasileira, retratam uma vida repleta de sonhos e fantasias, inatingível para a grande maioria da população. Isso vale também para os filmes.

Em relação à cultura, o papel do cinema e da televisão são, no mínimo, questionáveis. O telespectador é "contaminado" com tantos programas e filmes de outras nacionalidades, extinguindo aos poucos as tradições de sua própria raça. No processo de globalização da cultura, a indústria de entretenimento dos Estados Unidos alastra-se a largos passos por todos os continentes, criando hábitos até então vividos somente pelos norte-americanos.

Se numa visão global a difusão cria uma maior interação entre os povos, no ponto de vista cultural o que ocorre é uma considerável perda da nacionalidade, dos hábitos, das culturas locais, evidenciado uma ruptura num processo arduarmente construído num passado distante.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 20/01/2006
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T101547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.