NAMORAR FAZ UM BEM DANADO

Fico lembrando do tempo em que eu era jovem, estava com tudo em cima, mas não tinha tempo para arranjar um namorado, até que chegava o dia 12 de Junho, e eu dizia: preciso arranjar um namorado. Outra data significativa era o dia do meu aniversário. Nunca gostei de festas, mas um namorado tem um significado diferente.

Ai, um dia, quando tinha 20 anos, decidi namorar com alguém.

Avisei para o dito cujo, vou casar com você, não adiante se esquivar.

Ele hoje é meu marido. Aliás, já faz 28 anos. Namoramos 10 meses, e ficamos noivos por mais 26 meses. Casamos, tivemos tres filhos. Hoje, nossos filhos estão com namoradas e namorado. É interessante ver a expectativa na escolha do presente, a hora em que será dado e, como será dado, etc.

Ser jovem, ter aspirações, ter esperanças de novas e grandes conquistas, é tudo de bom. Ficar velho sem perspectiva é um

horror! Tá, tudo bem! Eu ainda não estou caindo aos pedaços, calma.

Ah!, um fato curioso. Estava eu, na Matriz de Santo Antonio, ontem, fazendo pesquisa em registros paroquiais de batismo, casamento e óbito, quando, vez por outra entrava uma procurando saber o horário das missas de hoje.

No meu tempo de moça...lá vou eu novamente com saudosismo! Pois é. Fazia parte de um grupo na minha igreja chamada "Sociedade de Moças". Nos reuniamos todas as terças-feiras,

as 19.30 hs. Tinhamos nossa reunião, faziamos a leitura de um texto bíblico, alguém fazia alguma meditação, e depois vinha o período de orações. Pediamos por nossa familia, nossos estudos, por alguém doente, alguém que precisava de emprego, etc., mas havia o pedido

especial. "Aquele pedido que o Senhor já sabe". Ou seja, era para o

Senhor enviar um namorado, que fosse da sua vontade, que fosse seu

futuro marido. Levavamos a sério isso.

Quando uma moça noivava agradecia pelo noivo e se a data do casamento era marcado, havia aquela despedida da sociedade. A noiva ganhava uma Bíblia branca, e um presente. A Bíblia branca ela levaria no dia do casamento, durante a cerimônia religiosa.

Hoje, não sei se as moças, nas igrejas, oram por "aquele pedido que o Senhor já sabe". O problema está quando se ora pedindo um namorado "contanto que seja fulano". Ai não tem jeito. Ainda que Deus mande um anjo, certamente a moça não ouvirá a resposta Dele, por que ela está ligadona em fulano. Dorme pensando em fulano, levanta pensando em fulano, tudo lembra fulano, come pensando em fulano.

Não sei, mas vale tentar simpatias, promessas, jejuns, muita oração, para conseguir um namorado(a) que presta. Porque de catrapouço o mundo está cheio, e uma boa parte dos homens resolveu mudar de opção sexual. Então, só mesmo muita oração, jejum, depois, as simpatias. E isso não é brincadeira. É bom envolver o Eterno nesse processo.

Bom dia dos namorados para os jovens, para os não tão jovens e para aqueles que os anos já passaram, e muito, e ainda continuam juntos. Aproveitando esses pequenos momentos para curtir um ao outro.