Poeta de MS é “embaixadora” de movimento internacional

Poeta de MS é “embaixadora” de movimento internacional

publicado em: 27/01/2006

A poeta sul-mato-grossense Delasnieve Dáspet foi convidada na semana passada a representar, no Brasil - na condição de Embaixadora - o movimento internacional “Movimiento Poetas del Mundo”, com sede no Chile. O convite, que foi aceito, foi formulado pelo poeta chileno Luis Arias Manzo (Ariasmanzo), Secretario Geral do movimento.

O “Movimiento Poetas del Mundo” reúne poetas de dezenas de países, predominantemente das Américas do sul, Central e Norte, e também da Ásia, Austrália, África e Europa, entre eles o Brasil. Além de um embaixador haverá cônsules em diversos estados brasileiros. No cargo a poeta representará o movimento informando ao Secretário Geral os acontecimentos de relevância e enviando notícias sobre as atividades literárias no Brasil. Terá também a incumbência de nomear novos cônsules e coordenar os existentes, além de propor o ingresso de novos membros e apoiar a difusão das obras dos membros, no país e no exterior - através dos países reunidos no movimento.

Em 2004 cerca de 70 poetas do movimento, de 21 países, se reuniram na sexta edição do “Encuentro de Poetas del Mundo” realizado nas cidades do México e Morelia, no México. No mesmo ano, trinta poetas, entre eles vários latino-americanos, renderam homenagem a Pablo Neruda na pequena localidade de Frascati, perto de Roma, por ocasião do centenário do seu nascimento.

Reconhecimento internacional

Natural de Porto Murtinho, MS, na fronteira com o Paraguai, de ascendência indígena e branca, a poeta e advogada militante Delasnieve Miranda Dáspet de Souza (também Presidente da Comissão das Prerrogativas e Direitos dos Advogados da OAB/MS), repete a trajetória de vários artistas sul-mato-grossenses: ter seu trabalho primeiramente reconhecido fora do Estado ou do país.

Membro da Academia Pan-Americana de Letras, com sede no Rio de Janeiro (da qual é representante em Mato Grosso do Sul) tem trabalhos premiados pela UNESCO e publicados em língua inglesa, francesa, espanhola e portuguesa. Acumula menções honrosas de câmaras literárias e/ou poéticas de diversas cidades e escolas do país, além de diplomas de Menções Honrosas brasileiras e de Portugal e Medalhas de Honra Poética.

Delasnieve Daspet, que foi eleita, em dezembro de 2005, Secretária Executiva do Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, já publicou e participou dos seguintes livros: Por Um Minuto ou Para Sempre, Tertulia na Primavera, Tertúlia na Era de Aquário, Poesia Só Poesia – coletânea, Tempo de Poesia – coletânea, Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Seleção de Poetas Notívagos - 2001 e Coletânea e Conceição do Almeida – Memórias. No momento trabalha na conclusão de duas obras: Em Preto e Branco – poesias e Tertúlia Pantaneira – Coletânea.

Serviço: O assunto é encontrado no site http://www.poetasdelmundo.com/socios.asp (ou pesquisa Google: Poetas del Mundo - sócios). O sites de Delasnieve, divulgados mundialmente pela Unesco são: www.delasnievedaspet.com.br, www.pantanalms.tur.br e www.lunaeamigos.com.br.

fonte: MS Notícias

Matéria publicada em 27.01.2006 no site www.oabms.org.br

Delasnieve Daspet
Enviado por Delasnieve Daspet em 28/01/2006
Código do texto: T105027
Classificação de conteúdo: seguro