BIBLICOTECA LIVRE E ORGANIZADA

O que é Biblioteca Livre? É um software recém disponibilizado no Brasil para organização e automação de acervos bibliotecários. Os aficionados por livros e bibliotecas já podem desfrutar dos resultados dessa boa notícia: o software não só está disponível, mas de forma gratuita, facilitando a organização e consulta de acervos. Além do mais, já foi demonstrado na prática pelos usuários que é valioso.

Trata-se da versão 2.0 do software Biblivre, um software que permite acesso livre e gratuito às bibliotecas do mundo inteiro, como, também, a catalogação de acervo próprio, desde que faça a inscrição para tal. A versão foi apresentada no dia 3 de abril de 2008 na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, e já está alcançando excelente repercussão entre seus usuários, bem como sendo aprovada nas ferramentas que apresenta.

Entre as novidades estão o módulo digital, que disponibiliza para leitura e impressão livros de domínio público. Outras novidades são: o módulo para autores e editoras; formulários especializados; e o uso de várias bases na pesquisa do acervo. Como se trata de um programa de código aberto, o sistema pode ser livremente adaptado para diferentes bibliotecas.

Os interessados em conhecer o Biblivre - também conhecido como Biblioteca Livre -, devem acessar a página oficial do programa www.biblivre.ufrj.br. Qualquer um pode baixar e personalizar o programa. O Biblivre, que é gratuito, surgiu como alternativa para as velhas fichas de papel e os fichários e arquivos manuais que tanto trabalho dava aos incansáveis profissionais que atuavam na organização das bibliotecas. Está aposentado também o velho livro de tombo e a escrituração arcaica dos exemplares que chegavam à Biblioteca.

Segundo os programadores, agora, depois de terminada a versão 2.0, a equipe estará envolvida na internacionalização do projeto, que será traduzido, em princípio, para o inglês e o espanhol, e terá o seu código-fonte disponibilizado na rede. A Coppe/UFRJ, que também é idealizadora do programa, está vibrando com a boa aceitação do produto e admite que “a intenção é oferecer uma ferramenta simples e intuitiva para as bibliotecas e centros de informação”.

Se você tem uma biblioteca e quer disponibilizar seu acervo para consulta on-line ou tem interesse em consultar as variegadas bibliotecas existentes no Brasil e no mundo, não perca tempo: vá logo conhecer o projeto no sítio indicado.