GURUPI É REFERÊNCIA NA RECICLAGEM DE PLÁSTICO EM TOCANTINS

Há pouco mais de um ano Gurupi, no Sul do Estado de Tocantins, dava os primeiros passos para o seu ingresso na era da reciclagem do plástico. Eram instaladas no PAIG – Parque Agroindustrial de Gurupi, as empresas Lince Tubos e Plásticos, e Reciplast – Industria e Comércio de Recicláveis. O aumento da consciência ecológica, além de ser decisivo para a preservação do meio ambiente, abriu novas perspectivas de bons negócios em todo o país e, em especial, em Gurupi, devido a localização estratégica da cidade.

O empresário Francisco Leão, diretor da Lince, informou que a empresa conta com 18 funcionários e produz tubos, mangueiras e sacos plásticos para acondicionar lixo. A produção mensal é de cerca de 9 mil barras de tubo, 100 rolos de mangueira de 100 metros cada, além de 8 toneladas de sacos plásticos.

Já na empresa Reciplast, que fabrica sacolas plásticas, sacos para lixo e capas para acondicionar fardos de arroz foram criados 14 empregos diretos. De acordo com o diretor da empresa, Valmir Schneider, a produção chega a 30 toneladas por mês e há perspectiva de ampliação.

A produção das duas fábricas de Gurupi é comercializada além das cidades tocantinenses, também no Distrito Federal e nos Estados de Goiás, Maranhão, Pará, Mato Grosso e até no Amapá, tendo, inclusive, boa aceitação por causa da qualidade e do preço competitivo.

O prefeito de Gurupi, João Cruz (PPS), calcula que as duas fábricas propiciem a geração de mais de 300 empregos indiretos, através do serviço realizado pelos catadores de materiais recicláveis, não só do município, mas também das cidades circunvizinhas como Dueré, Cariri, Formoso do Araguaia, Peixe, Aliança do Tocantins, Figueirópolis, Talismã e Alvorada, dentre outras.

"O trabalho realizado por essas pessoas é muito importante, não só do ponto de vista ecológico, mas também, do social e econômico, pois propicia novas oportunidades de geração de renda e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade", afirmou o prefeito, ressaltando que o aumento do consumo de plástico nos últimos anos é mais um indicador positivo.

Atualmente, o consumo per capita de plástico está em 22,5 quilos por ano. Há dez anos era de apenas 11,9 quilos, segundo a Plastivida, uma comissão da Associação Brasileira da Indústria Química formada por empresas comprometidas com a relação entre os plásticos manufaturados e o meio ambiente.

"O plástico jogado na natureza leva de 200 a 450 anos para se decompor, daí a importância das fábricas de reciclagem como as instaladas em Gurupi. É mais uma importante conquista para a nossa cidade" , finalizou o prefeito João Cruz.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 28/01/2006
Código do texto: T105301