A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A CRIAÇÃO DE UM PÚBLICO MASSIFICADO

Com a Revolução Industrial e a consumação do capitalismo, o mundo passou por profundas transformações de caráter social. Com a distinção das classes, cada indivíduo passou a ter consciência dos interesses e a lutar pelos direitos dentro de seu determinado grupo. As idéias socialistas – críticas às concepções do capitalismo – influenciaram na assimilação desses direitos, nessa luta entre as classes.

Os meios de comunicação evoluíram e se tornaram importantes para a vida em sociedade. O capitalismo, apesar de gerar desigualdades sociais, exigiu uma organização social. A comunicação uniu os indivíduos, nem sempre com interesses comuns em virtude das peculiaridades de cada classe, mas no sentido organizativo, permitindo a exposição dos problemas, a divulgação de pensamentos e ideais, a discussão das alternativas para melhoria das condições de vida.

A massificação social se tornou cada vez mais notória, até atingir o estágio atual, com a comunicação ditando as regras e presente em todos os aspectos, por mais rudimentares e insignificantes que possam parecer.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 03/02/2006
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T107662
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.