REENGENHARIA - DROGA MILAGROSA DOS ANOS 90

Reengenharia é parte de um processo que envolve as estratégias, os objetivos, a capacitação, os processos, a infra-estrutura e a cultura da empresa. Os encarregados dos programas de reengenharia procuram sempre diminuir as dificuldades e maximizar os lucros. Contudo, a redução de custos pode se tornar um problema para as empresas caso não haja uma política adequada e satisfatória, pois pode interferir diretamente na qualidade dos produtos e serviços. Repensar a organização é outro aspecto preponderante para se atingir o sucesso, e essa estratégia envolve alguns aspectos importantes.

Primeiramente a definição das metas, com o objetivo de favorecer uma imagem clara e comum em relação à: visão – como a empresa é encarada, missão – justificativa da existência da empresa, objetivos – velocidade que se pretende dar às operações, proposta comercial – aspectos que ajudam a atingir o sucesso, associados – aqueles que têm interesse financeiro nas atividades da empresa, indicadores –medidas de desempenho.

Após a definição das metas, deve-se pensar na arquitetura da empresa, ou seja, um organograma que permite, de forma adequada, o funcionamento e a correlação que existe entre os aspectos que envolvem essa estrutura empresarial, que são: estratégia, infra-estrutura, cultura, capacidades e processos. Trata-se de uma espécie de círculo vicioso, em que a estratégia molda a infra-estrutura, que possibilita os processos, que por sua vez apoiam as capacidades, que vão influenciar na estratégia, reiniciando o ciclo. Em contrapartida, a estratégia determina as capacidades, que exigem dos processos, os quais motivam a infra-estrutura, resultando novamente em estratégias. Em relação à cultura, ou seja, valores, conceitos, atitudes e comportamentos, é o aspecto central dessa hierarquia, pois possibilita uma relação entre os segmentos. Em cada aspecto que envolve a arquitetura da empresa, há uma série de desafios ou funções que visam favorecer o desenvolvimento adequado das atividades.

As etapas do processo de reengenharia, ou seja, a união do conjunto de idéias que envolvem um determinado objetivo, obedecem a um projeto que envolve o início, a implementação e a manutenção. Essa ordem deve ser seguida rigidamente para que os objetivos sejam atingidos. Dentro de cada segmento integrante desse processo, há também uma série de normas a serem seguidas, e o gerenciamento da empresa depois de reformulada deverá atender e zelar pela manutenção do projeto.

A reengenharia como droga milagrosa dos anos 90 pode ser compreendida como um remédio que, embora interfira em toda a estrutura de uma organização, é o único meio que atende as necessidades de todas as partes envolvidas em seu processo de funcionamento, tanto no que diz respeito à produção de bens e serviços propriamente dita, como também nas relações com os empregados.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 08/02/2006
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T109327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.