O Bibliotecário na Mídia

Recentemente encontram-se na mídia impressa e falada notícias envolvendo o profissional bibliotecário e sua postura não condizente com a ética profissional. Não estamos aqui para julgá-los, afinal existem os órgãos competentes para isso. Porém, faz-se necessário deixar claro que precisamos estar mais atentos as nossa atitudes de cunho profissional. Precisamos da mídia a nosso favor, para divulgar nossas boas ações, celebrar e elevar a nossa profissão fortalecendo nossa auto-estima. E também para criticar, de forma construtiva, dependendo de como estão sendo direcionadas nossas atividades profissionais.

Por outro lado, quase não tomamos conhecimento dos efeitos dos trabalhos realizados por bibliotecários a serviço de uma política pública e ações voluntárias em nosso país através da mídia. Quantos de nossos colegas estão desenvolvendo trabalhos suntuosos em asilos, creches, hospitais, construções civis, bibliotecas comunitárias, praças, presídios, orfanatos, e outros locais que estão abertos para projetos sociais. Há também os bibliotecários empreendedores que contribuem para a indústria da informação.

Temos ciência de que nosso objetivo não é estar aparecendo na mídia, porém é mais salutar aparecer de forma positiva. Principalmente hoje que a profissão exige que sejamos desenvoltos, necessários, líderes, preparados, independentes, responsáveis, úteis, inovadores, sociáveis, práticos e éticos com a informação e com nosso cliente, construindo nossa pirâmide profissional com transparência e valorizando o nosso ofício com ética e cidadania.

Marcos Soares Mariá
Enviado por Marcos Soares Mariá em 24/07/2008
Código do texto: T1095006