Projeto Evangelístico Consertando as Redes

Claudinha me pediu para explicar o que é o Projeto Evangelístico Consertando as Redes. Sabe, Claudinha, confesso para você, que é difícil colocar em palavras o que Deus colocou em meu coração. Eu diria que o projeto é um grito, como o grito de um atalaia. Mas isso é muito doutrinário e o projeto é muito prático. O projeto é um grito, mas um grito, apenas significa que alguém está querendo chamar a sua atenção. Também é isso, mas não apenas isso. Então, guarde isso e, se Deus nos der graça, vamos prosseguindo.

Um dia, enquanto estava lendo um escritor inspirado, minha atenção foi despertada para o fato de que, no Evangelho de Mateus, quando Jesus chamou a Pedro e André, os dois estavam pescando. Esse fato, como todos os outros fatos descritos na Bíblia Sagrada, é uma semente que se desenvolve nas epístolas até encontrar maturidade em Apocalipse. Considere semente, tudo aquilo que tem um potencial para ser algo mais do que a palavra loghos revela. Então, você verá que tudo na Bíblia é uma semente que de loghos, vem a ser Rhema, e sendo Rhema, essa semente vira fruto. Esse fruto pode ser comido, e essa é a comida que mata a fome.

Depois o escritor comentava que, nesse mesmo Evangelho, Tiago e João, o Evangelista, não estavam pescando, mas consertando as redes. E ali estava uma outra semente. Então, com essa semente, compreendi que João teve um ministério diferente de Pedro. Pedro foi chamado para lançar as redes e ser pescador de homens, mas João foi chamado para remendar os furos que havia nas redes do cristianismo pescador. João teve um ministério completamente diferente e ulterior aos demais apóstolos. O ministério de João foi um ministério remendador. E como João remendou as redes? Pelo amor e pela exortação que leva ao primeiro amor. João teve uma palavra vigorosa, que expunha, que expurgava, que limpava.

Foi só isso. Quando fechei o livro, compreendi que o meu ministério acabara de ser desvendado. Há algum tempo venho observando tantos furos na rede, que me admira ainda conseguirmos pescar os peixes que temos pescado. Há algum tempo venho me sentindo "despertencida". Porque, se por um lado nunca me faltou o sentimento de pertencer à igreja invisível, por outro lado, há muito tempo não consigo mais obter o sentimento coletivo de pertencer, de forma prática, à igreja do Senhor Jesus que, neste tempo, se move na terra.

A Igreja, você sabe, é um organismo. A igreja não é uma organização. Um organismo é vivo e se move em função da vida. Uma organização é morta e se move em função de regulamentos e normas. A igreja é: Cristo, sendo derramado Pelo Espírito, dentro de cada um de nós. A ênfase está em "cada um de nós": os de cinco talentos, os de quatro talentos, os de dois talentos, os de um talento. Essa soma de talentos, sendo manifestada, forma o corpo de Cristo na terra. Será que lendo esse texto você identificou algum furo na rede? Pois é: A igreja não é um clube ainda que, por vezes, se pareça com ele; a igreja não é um palco, onde algumas estrelas brilham; a igreja não é uma denominação, fundada pela tradição dos homens; a igreja não é um lugar para exibição de pedras decorativas; a igreja não é só uma questão de sentar e de ouvir, mas de edificar, conjuntamente o Corpo de Cristo na terra, para que ele se mova, em função de um único Cabeça, que é o Senhor Jesus. Quão diferente disso tem sido a nossa experiência prática.

Não tenho a pretensão de que, eu, enquanto serva, mesmo servindo ao Senhor, e me movendo conforme a sua determinação, irei consertar todos os furos, de todas as redes. Mas, faço a minha parte. Sou a voz que dá o grito aqui. Você pode ser a voz que dá o grito aí. Um grito aqui, outro aí, outro ali. Vou semeando as minhas sementinhas, nas igrejas, pela web, pessoalmente, vou plantando as sementes que o Senhor colocar no meu embornal. Não tenho todas, ainda. Mas, à medida em que Deus me revela a semente, eu revelo a outros. Em termos práticos, são várias ministrações que visam despertar o povo de Deus: " Desperta oh tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará."

A Palavra tem sido muito bem recebida em todos os lugares aonde Deus abriu para mim. Mas aqui mesmo, em minha cidade, muitas portas permanecem fechadas. Quando elas se abrirem eu entrarei, porque a porta que Deus abre ninguém fecha. Tudo a seu tempo e esse tempo é o tempo de Deus.

Esse é o "Projeto Evangelístico Consertando as Redes". Um nome fecundo e cheio de significado, um projeto grandioso demais para ficar circunscrito aos limites da minha compreensão. Tenho consciência disso. Creio que no mundo todo, muitos irmaõs estão engajados na realidade desse projeto sem conhecer o seu nome. Creio que alguns irmãos, já viram muito além, do que eu vi. Mas tenho que ser fiel ao que vi. Porque o Evangelho é uma questão de receber a visão e ser fiel a essa visão. Deus não cobra o tempo da nossa ignorância, mas cobra o tempo do nosso entendimento.

O tempo do nosso entendimento é hoje. O seu tempo começa a partir de agora. Você pediu para saber o que é o Projeto e soube. Mesmo, de forma limitada, resumida, o Espírito de Deus lhe fará obter entendimento em tudo e seu coração vai bater um pouco mais acelerado. É tarde para fugir.