ORIGEM DO CARNAVAL

ORIGEM DO CARNAVAL

A palavra carnaval, segundo uma das versões de sua origem, vem do latim (caro, carnis) e quer dizer ‘’jejum da carne’’ (carnem levare) ou ainda ‘’adeus à carne’’ (carnevale).

As primeiras manifestações do carnaval estão ligadas aos cultos em homenagem à Dionísio, durante a Antigüidade. Daí a festa do carnaval evoluiu através dos tempos. Porém, por determinação da Igreja Católica, esses festejos, considerados mundanos, só deviam ser realizados antes da quaresma – três dias que precedem a quarta-feira de cinzas.

Em seguida, o carnaval adquiriu a forma até hoje conhecida na Europa com máscaras e fantasias, como é visto em Nice e em Veneza, por exemplo. Na sua origem, as máscaras têm caráter religioso-espiritual, ou seja, o culto dos mortos.

Arlequim, Colombina, Pierrô

Eram personagens da antiga comédia italiana que tinham a função de divertir o público, nos intervalos, com chistes e bufonadas.

Nos salões, Pierrô é sentimental e se derrete de amores pela volúvel e sedutora Colombina. O palhaço Arlequim é seu rival. Diverte-se com a ingenuidade de Pierrô e usa todas suas artimanhas para conquistar o coração da Colombina. É nesse triângulo amoroso que os compositores se inspiraram para criar algumas das mais belas marchinhas de carnaval.

EM 1840: Surge o primeiro Baile de Carnaval do Brasil, no Rio de Janeiro, quando uma loja tradicional importou máscaras, barbas e bigodes postiços.

Uma coisa é igual : o domingo de carnaval cairá sempre no sétimo domingo que antecede o domingo de Páscoa.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e quatro dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

A quarta-feira de cinzas cai nos proximos

anos.

2005 - 9 de fevereiro

2006 - 1 de março

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus . No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abtinencia

FONTE RAIZES/CH/

Milton Nunes Fillho
Enviado por Milton Nunes Fillho em 25/02/2006
Reeditado em 25/02/2006
Código do texto: T116023
Classificação de conteúdo: seguro