QUEM SÃO SEUS ÍDOLOS ?

Dias atrás ouvi alguém falar: “Quem são seus ídolos?”

Já fazia muito tempo que não escutava essa frase, talvez porque a palavra ídolo tenha se banalizado, ou seja, os atuais ídolos são todos de barro e quando se quebram, tornam-se nada.

Ainda criança, ouvia pessoas citar esta ou aquela figura da história da humanidade como seu ídolo. Hoje apenas ouve-se a palavra, que parece estar vazia e sem sentido.

Talvez isso aconteça em razão da pobreza cultural ou espiritual em que se encontra a sociedade atual. Hoje a mídia, vai construindo e destruindo ídolos para que sejam devorados ou digeridos num verdadeiro ato antropofágico.

Parece que a sociedade brasileira e a própria humanidade está carente de um símbolo, onde possa apoiar-se a juventude e até mesmo muitos adultos que ainda não conseguiram sair da adolescência mental.

Se não surgir esse ídolo, iremos, mais uma vez, nos defrontar com o que já se vê por aí, centenas de inutilidades, cultuadas por inúteis.

De qualquer forma, vamos vivenciando essa metamorfose conceitual e cultural, onde os valores são enterrados para que sigamos apenas os recados que são dirigidos para serem digeridos.

Essa futura indigestão irá mais uma vez colocar a sociedade num caminho sem seqüência e dele também não poderemos recuar, porquanto os lugares já trilhados foram sendo destruídos ou consumidos.

Ante esse impasse em que se coloca a humanidade, acredito que somente um símbolo real e consistente poderá alavancar e impedir que a humanidade dê mais um passo adiante neste caminho sem volta e despenque no abismo criado por ela.

Dias difíceis e tristes, os atuais.

29-08-08-VEM-

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 10/09/2008
Reeditado em 27/09/2010
Código do texto: T1171220