Homem: Ser Racional?

Desde o princípio, o homem busca uma característica que o torne diferente dos outros animais. Mas como de praxe, o homem busca algo que torne os outros seres inferiores a ele. E leva isso tão a sério que esquece de observar que nada mais somos do que meros animais, com características selvagens, adaptadas ao nosso mundo.

Também há uma grande competição, seja em força, em agilidade, na busca pelo relacionamento amoroso. Então será que um dia poderemos notar isso? Um dia vamos deixar de trapacear? Quem nunca pensou em passar a perna em algum concorrente? No trabalho? Na escola?

E apesar de tudo, o homem ainda afirma que é a razão que o diferencia dos demais animais. Mas como a racionalidade apresentada pelo homem é melhor que a dos outros animais? Cada ser usa apenas o que é necessário a sua sobrevivência.

O que realmente diferencia o homem das outras espécies é a sua capacidade de atribuir significados, sentido as ações, criar vínculos de maneira natural. O poder de sentir amor, carinho, ódio, o poder que está se perdendo nesse mundo.

E assim voltamos a estaca zero. E agora o homem passa a ocupar um espaço inferior aos demais seres. Pois ele detém o poder de dar sentido ao seu mundo e não o faz, ou faz de maneira incorreta. Sendo assim somos meros (ir)racionais em um mundo selvagem.

Liask
Enviado por Liask em 15/09/2008
Reeditado em 23/06/2012
Código do texto: T1179931
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.