Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O PRECONCEITO

O PRECONCEITO

William Pereira da Silva

Podemos caracterizar o preconceito como sendo uma opinião formada sobre algo ou alguma pessoa sem uma ponderação ou conhecimento dos fatos, isto é, uma idéia concebida antecipadamente. É um julgamento que fazemos das pessoas sem se levar em conta o que realmente a pessoa é. O preconceito mais comum entre nós é o da intolerância, o ódio irracional ou aversão a outras pessoas diferentes da gente com seus credos, religiões e muitas vezes o preconceito é em relação à raça ou costumes de outros povos.
No nosso meio os preconceitos mais comuns podem dizer que é em relação aos pobres e aos negros e das outras religiões. Sentimos quando estamos no nosso meio social e quando chega um pobre ou negro temos logo a concepção que é um pedinte ou bandido que se aproxima da gente. Criamos logo aquele receio de aproximação e a tendência é procurar se afastar ou negar ser ouvido pela pessoa.
Uns dos fatores que nos leva ao preconceito podemos afirmar que é a questão cultural, a maneira como somos educados por nossa família e o meio social em que vivemos. Somos levados a crer num tipo de sociedade que cria seus padrões e devemos todos seguir sem contestar levando todos nós a pensar e agir criando na gente sentimentos de vergonha ou repulsa pelas pessoas pobres, negras, feias, etc. O preconceito se estende também a picuinhas como a pessoa ser baixinho, não ser do jeito da turma, da moda, gorda, não se entrosar da forma como outros grupos querem que a gente se comporte, não ter o carro do ano, enfim o preconceito se apresenta de diversas formas.
Hoje em dia a educação da família e da escola tanto podem levar ao preconceito como também podem ajudar a tirá-los. A leitura que trás o conhecimento como se comporta cada povo em cada região e dar o entender que no mundo as pessoas agem de forma diferentes com seus costumes e assim tiramos lições boas que devemos entender e respeitar a maneira como as pessoas vivem. A religião como falei é fator de preconceito, mas quando usada corretamente ajuda muito a mudar nossa opinião preconceituosa por que através dela aprenderemos a serem humildes, fraternos, compreensíveis e principalmente amorosos. Somente o Amor destrói qualquer barreira, qualquer diferença que podemos ter em relação aos outros, ensina a complacência e ao entendimento mútuo.
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 21/09/2008
Reeditado em 01/10/2013
Código do texto: T1189190
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Mossoró - Rio Grande do Norte - Brasil, 62 anos
326 textos (361710 leituras)
2 e-livros (906 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/05/21 10:22)
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA