A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO SOCIAL ATUAL

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO SOCIAL ATUAL

WILLIAM PEREIRA DA SILVA

A Educação Física ao longo dos anos apresentou várias tendências, podemos citar a Tendência da Cientificidade (Para este grupo, a Educação Física e seu profissional só serão respeitados quando a Educação Física for reconhecida pela comunidade dos cientistas como uma ciência especifica), Tendência Profissionalizante (Um grupo, talvez o mais numeroso, tem uma Educação Física definida como uma atividade profissional liberal. O profissional da Educação Física, segundo esta tendência, deve ser equiparado ao bacharel em direito, ao médico, ao economista, etc. Somente assim a Educação Física seria reconhecida, garantindo-se uma fatia no mercado de trabalho e via legislação, assegurando-se a reserva deste mercado), e a Tendência Educacional (busca entender a Educação Física com uma ação pedagógica. Antes de se tornar ciência, antes de constituir-se em profissão liberal, a Educação Física é uma sabedoria de viver, uma exigência pessoal e existencial, isto é, uma tarefa educativa.) Tivemos também a Educação Física HIGIENISTA (a concepção denominada Educação Física Higienista era uma concepção particularmente forte nos anos finais do Império e no período da Primeira República, preocupava-se somente com a saúde ), a Educação Física MILITARISTA (Segundo Ghiraldelli ,1991, a Educação Física Militarista predominou no Brasil entre 1930 e 1945, e influenciou na concepção de treinamento para o esporte de competição).

A Educação Física apresenta-se no contexto social atual consolidada em duas tendências, a Educacional e a profissionalizante, a primeira esta inserida nas escolas e Universidades podendo atuar aqueles que terminaram um curso superior de licenciatura plena em Educação Física. A segunda tendência atua em clinicas, hospitais, empresas, academias, ginásios esportivos, clube de futebol, clubes esportivos, esses profissionais geralmente tem Curso de Bacharel em Educação Física. Tanto uma como a outra, sejam eles professores ou profissionais poderão exercer suas atividades em ambas as tendência desde que seja registrada no Conselho Federal de Educação Física. No caso do professor com licenciatura Plena, somente pode atuar fora do setor Educacional se estiver registrado no Conselho Federal de Educação Física – CONFEF.

Nas escolas os professores de Educação Física atuam utilizando os esportes, exercícios físicos e uma infinidades de atividades físicas voltados para a educação global do individuo.

Nas empresas, indústrias, clinicas, hospitais, clubes... Os profissionais da Educação Física utilizam de todos os recursos dos professores nas escolas, mas são voltados mais para a questão da saúde, das atividades físicas e exercícios físicos serem utilizados como forma de prevenir doenças e recuperação através dos movimentos corporais.

Há denominações diferentes para os que atuam nesta área, hoje temos o EDUCADOR FÍSICO, AGENTES DE SAÚDE E LAZER, TÉCNICO DE DESPORTO, MOTRICISTA,.

Tanto nas escolas como em outros setores da sociedade esta havendo também a inserção da Educação Física como um elemento de preocupação em trabalhar as atividades físicas com fator de melhoria de qualidade de vida aliada a nutrição, para que aja um equilíbrio em atividade física e alimentação, inclusive existem campanhas nos meios de comunicação de massa em todo país..

FONTES DE PESQUISA

http://wilpersilva.blogspot.com/

http://wilpersilva.blogspot.com/2008/04/educao-fsica-sabedoria-de-viver-parte-i.html

http://wilpersilva.blogspot.com/2008/04/educao-fsica-sabedoria-de-viver-parte.html

http://professorwilliampereira.blogspot.com/

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 27/09/2008
Código do texto: T1199104