UMA VONTADE FIRME

Alfabeto de Sequoyah

* Sequoyah foi um chefe pele-vermelha, que viveu de 1765 a 1843, com seu povo Cherokee entre os locais, que, atualmente, se chamam Oklaoma e Carolina do Norte. Sua língua pertence à família Irokee.
* Sequoyah representa um dos grandes nomes da história dos povos norte-americanos. Embora não tivesse muita cultura,Sequoyah decidiu que seu povo deveria ter um alfabeto próprio para escrever sua história e
seus poemas.
O alfabeto latino não servia para reproduzir a maioria dos
sons dissemelhantes ao do inglês ou de outras línguas conhecidas. Assim, ele decidiu inventar um alfabeto com novos tipos, que efetivamente possibilitou ao povo esclarecer-se em menos de um ano. Ele trabalhou pelo seu projeto durante doze anos e, no último período, ajudou sua filha Ayoka ensinando-lhe o Alfabeto.
* Além do desejo de dar ao se povo a possibilidade de escrever sua história, ele convenceu-se, com razão, que se os cheroqueses tivessem  capacidade de ler e escrever, se tornariam mais fortes. Achava que o poder do povo está apoiado na língua escrita.
* Depois de um longo trabalho, Sequoyah completou os 85 símbolos do alfabeto, que pode representar todos os sons de sua língua. Na reallidade, esse alfabeto é silábico. E, de fato,as próprias letras são lidas como uma única palavra. Ex.: fone, cone : f-n ; c-n, etc.
* Quando terminou o trabalho, veio a tarefa mais difícil: convencer os sábios que ele realmente funciona.. Para isto, provou sair da vila, enquanto os sábios ditavam para sua filha Ayoka, longo discurso.Ela tudo escreveu. Quando Sequoyah voltou, ele pode tranquila e facilmente ler tudo com grande admiração dos céticos, que logo ficaram entusiasmados. Até hoje, a linguagem deles foi possível de se escrever, tal qual as línguas dos brancos.
* Como fogo, o novo sistema se alastrou por todo o povo, que, em pouco tempo, tornou-se apto, não somente na língua cheroque, mas até mesmo no inglês.
* A letra (símbolo) cheroque segue a transcrição latina. A letra depois da vírgula é a que a gente deve puxar no teclado do computador
se usarmos os tipos d eletras da página http://www.atypical.net/Cherokee.html
As vogais são pronunciadas como no Esperanto; v semelhante ao U nazal do inglês. Consoantes como no Esperanto: h,k,l,m,n,q,s,t; w e y como no inglês; g, como no Esperanto, mas mais proximamente ao k; d (do,du,dy) proximas ao t. tl quase como dl

Obs.: Infelizmente não deu para transcrever o quadro para mostrar o Alfabeto Cherokee e sua pronúncia. Fica para outra vez.
Victoria Magna
Enviado por Victoria Magna em 14/03/2006
Reeditado em 18/03/2006
Código do texto: T123246