ELEIÇÕES 2008 – CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE

ELEIÇÕES 2008 – CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE

O Brasil é um país no qual sua gente tem o poder de modificação política atípica, com exceção de alguns locais específicos onde a bala ou a compra do voto(maldita ganância pelo poder) ainda supera o voto.

Entretanto, em uma boa parcela da população votante, notadamente em Região de Ribeirão Preto-SP, Jardinópolis-SP e Região, quando se menos espera, vão as urnas e mudam exatamente o que deve ser mudado, com algumas exceções em relação àqueles políticos de carreira, que fazem da política uma profissão, um emprego permanente(como já disse, utilizando da compra do voto e do poder da bala). Às vezes não se sabe como, mas fazem. Não é preciso acionar os neurônios, basta dar uma espiada pelo “buraco” da fechadura na Câmara dos Deputados Estaduais, Federais e Senado.

Também não há a necessidade de ir á Capital do Estado ou da União, basta olhar junto á municipalidade que também se podem observar tais aberrações.

Mas uma coisa é certa, as casas legislativas é um mal necessário, contudo, não se justificam os altos salários e as exacerbantes verbas de gabinete em todas as esferas de Governo.

Já dizia Marcus Tulius Cícero, Roma, 55 a.c.:

“ O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, e a Nação não quiser ir a falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por contra pública.”

Naquela época já havia a preocupação em relação aos exagerados gastos dos governos em todas as suas esferas, notadamente a FEDERAL, um verdadeiro cabide de empregos e nepotismo que graças a coragem de alguns Ministros há grandes mudanças em um futuro próximo.

A falta de vergonha na cara de alguns politicos que os meios de comunicação vivem anunciando, continuam mantendo seus parentes em laltos cargos comissionados e de vultosas quantias salariais.

A Nação brasileira ás custas de um esforço imensurável chegou á Democracia, contudo, não se vislumbra uma Democracia plena, notadamente em se falando ma liberdade de imprensa, no direito amplo de exposição de idéias e pensamentos.

Mas, aos trancos e barrancos é possível que se chegue aos finais objetivos da democracia ampla e irrestrita. Cada um de nós tem uma concepção a respeito dos políticos a minha concepção vai de encontro ao pensamento de Ilustríssimo Senhor Presidente dos Estados Unidos da América do Norte ABRAHAM LONCOLN:

“Podeis enganar toda a gente durante certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.”

Foi nesta concepção que o povo foi ás urnas e mudou-se o que deveria ter sido mudado, ou seja, eleger quem realmente tinha condições de ser eleito(Prefeito) e expurgar quem realmente precisaria ter sido expurgado(vereadores), dando uma resposta madura, consciente e inteligência á sociedade como um todo.

Sem o voto não haveria a o exercício da democracia, o cidadão não teria a oportunidade de colocar e expurgar dos governos aqueles políticos ímprobos eleitos para representá-los.

Assim é que, remeto-me ás palavras do tão apreciado Presidente americano que ainda, manifestou-se:

“ Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda.” .Isto é, o voto substituindo a bata.

Porque a desenfreada e violenta corrida em busca de uma cadeira nas casas Legislativas?

Porque ali mora uma imensa “vaca” leiteira de longa e recheada “tetas” onde o político ímprobo “mama” até escorrer pelos cantos da boca.

Tudo isto se resume na busca do poder, pois, alguns homens com poder demais nas mãos se tornam tiranos, obsessivos na busca do enriquecimento próprio por conta pública. É o que conta a história política Nacional.

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder” Abraham Lincoln.

Um homem sem escrúpulos, com demasiado poder de mando, se transforma em um homem insano, insensato, imprudente, imoral e arbitrário(Onorato Ferreira Lima Filho)

Finalmente, diante de toda a história da política percebemos que a cada mandato público, quer para Presidente, Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos e Vereadores, o eleitor está crescendo moralmente e buscando ao longo dos anos darem aos governos, os governantes certos, seus fiscalizadores e fiscalizados.

Só assim teremos uma Nação diferenciada e justa, exercendo o seu povo por conta e risco, a mais íntegra forma da Democracia sob o crivo das suas consciências e responsabilidades.

O eleitor deveria ter em mente que, " o homem que se vende, o mínimo que se dê por ele, está sendo pago por muito mais do que vale"

Esta é a minha opinião.

Onorato Ferreira Lima Filho(Sócrates Di LIma) - Advogado militante na Comarca de Jardinópolis-SP.(Sócrates Di Lima) e-mail socratesdilima@hotmail.com

Observações:

Agradeço o comentário do ilustre Henrique Corrêa Soares, comentários este apropriado. Na verdade eu tomei por base a minha região, contudo, sei que existem locais que dificilmente o povo mudaria a opinião, não por vontade propria, mas por imposição de politicos(dizem que são politicos) violentoos e gananciosos. Mas, tenho fé e esperança de que um dia isto mude por completo(compete ao Supremo Tribunal Federal tomar as rédeias da situação e mudar o que deve ser mudado), quem sabe quando o voto não for mais obrigatório. A dúvida é se por não ser obrigatório, só votarão os que forem obrigados pela bala ou pela venda do seu voto por uma cesta básica, dentadura e coisas do gênero. E nesse caso, ficaria pior.

Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 30/10/2008
Reeditado em 14/09/2010
Código do texto: T1255817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.