Você está sendo filmado

Agora na paradisíaca cidade de Angra dos Reis, a principal frota de ônibus do município,Senhor do Bonfim, tem em seus coletivos câmeras instaladas para verificar o movimento dos passageiros e inibir assaltos.

Uma cobradora que não quis se identificar, diz que a empresa rodou com os ônibus por cerca de quase dois meses sem comunicar aos usuários que eles estavam sendo filmados. "Ela (a empresa) dita as regras e o motorista e o cobrador que se virem." A cobradora fez esse desabafo porque muitos passageiros, quando descobriram que estavam sendo filmados, xingavam a ela e ao motorista, com todos os tipos de palavrões, como se eles fossem culpados de tal fato.

Percebendo que estava sendo ouvida, a cobradora continuou: "Outro dia um policial que se sentiu ofendido pelo motorista deu uma coronhada em sua cabeça e ao descer do ônibus deu um tiro no pneu. Passado uma semana o motorista foi assaltado...coincidência?"

Tudo começou quando um jovem surfista veio lá de trás do ônibus e falou para a cobradora que ela deveria avisar aos passageiros que estavam sentados em determinadas cadeiras que ceder o lugar para o senhor idoso que estava viajando de pé. O surfista, no entanto, colocou-se de uma maneira agressiva, o que irritou os passageiros que também notaram que não havia nenhuma notificação no ônibus informando que algumas cadeiras deveriam estar reservadas para pessoas com dificuldade de locomoção. Apesar disto, uma senhora prontamente pediu que sua filha levantasse e cedesse lugar ao senhor idoso. Afinal, isto, além de lei, é uma regra de boa conduta. Percebendo a situação, fiquei em meu canto pensando porque aquele senhor não se manifestou. Talvez por medo da reação dos passageiros, talvez por humildade ou talvez porque estamos, nós brasileiros, acostumados a esperar que outros reclamem por nós, e se não fizerem, fica tudo como está...

O rapaz ainda se prontificou a ligar para a empresa de ônibus sugerindo que ela colocasse os anúncios de vagas reservadas para estas pessoas e que também quando fizesse uma mudança, como a instalação de câmeras, veiculasse em algum jornal de grande circulação na cidade para informar a população.

Outro passageiro retrucou que a empresa é anunciante dos jornais da cidade e por este motivo a mídia local não coloca reportagens que prejudiquem a imagem da empresa ou que possam desagradar seus usuários. Ainda acrescentou que quando isso acontece é porque a empresa de ônibus não pagou as contas ao jornal e ele se vinga assim...Se isto é verdade temos uma mídia comprometida...com quem?...Filmou?