Dê uma força para o seu filho. Mostre estas dicas que é o fruto de meio século de experiencia. Se não for filho que seja uma pessoa que necessita auxilio nesta hora. Grato, poeta

Dicas para o vestibular. Questões certas.
POLINÔMIOS Num gráfico, as raízes reais de uma função são os valores de "x" onde o eixo horizontal é cortado. Se o gráfico da função tangencia o eixo horizontal , por exemplo no ponto 3, é certo que existem pelo menos duas raízes reais de valor 3. O numero de raízes, neste caso é sempre par.

Sempre que a soma dos coeficientes de um polinômio for zero uma das raízes é UM.

Num gráfico, as raízes reais de uma função são os valores de "x" onde o eixo horizontal é cortado. Se o gráfico da função tangencia o eixo horizontal , por exemplo no ponto 3, é certo que existem pelo menos duas raízes reais de valor 3. O numero de raízes, neste caso é sempre par.

GEOMETRIA

A área da superfície da esfera é igual a quatro vezes a área do círculo máximo.
 
A altura de um triangulo eqüilátero e igual a metade do lado vezes a raiz de três.

Num triangulo eqüilátero inscrito a altura vale um raio e meio.
 
Num triangulo eqüilátero circunscrito a altura vale três raios.

Numa pirâmide quadrangular regular a base é um quadrado. Quem decide é a palavra regular.

Numa pirâmide hexagonal regular a base é um hexágono regular. Quem decide é a palavra regular.

Num prisma quadrangular a base é um polígono de quatro lados.

O volume de uma pirâmide é um terço do volume do prisma que lhe deu origem. Mesma base e mesma altura. Assim se o volume da pirâmide vale 2 litros o do prisma vale 6 litros.

A Seção meridiana de um cone eqüilátero é um triangulo eqüilátero. Assim a geratriz vale dois raios.
 

SISTEMA LINEARES DE EQUAÇÃO Um sistema de equações é homogêneo quando os termos independentes são nulos. Exemplo: 2x + 4y = 0 e x - 3y = 0. O sistema homogêneo de equações é sempre possível e determinado. No mínimo há a solução trivial.


MATRIZES E DETERMINANTES
Uma matriz só tem inversa se o seu determinante for diferente de ZERO.

Só se pode calcular determinante de matriz quadrada. É possível multiplicar uma matriz ( m X n ) por outra ( n X p ) pois o número de colunas da primeira tem que ser igual ao número de linha do segundo. A resposta vai ser uma matriz ( m X p )

FUNÇÃO LOGARÍTMICA A função logarítmica , no gráfico, não encosta no eixo vertical. A função logarítmica é crescente quando a base do sistema de logaritmo é maior que 1. A função inversa da logarítmica é a função exponencial. A função inversa de uma função crescente é sempre crescente.


FUNÇÃO EXPONENCIAL A função exponencial , no gráfico, não encosta no eixo horizontal. A função exponencial é crescente quando a base da potencia é maior que 1. A função exponencial é decrescente quando a base da potencia fica entre o e 1 . A função inversa de uma função exponencial é uma função logaritmica.
 

FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU NÚMEROS COMPLEXOS LOGARITMOS GEOMETRIA ANALÍTICA TRIGONOMETRIA ANALISE COMBINATÓRIA
PROGRESSÕES
FÍSICA

CINEMÁTICA
 
Um movimento é acelerado sempre que tiver aceleração. Assim o Movimento Circunferencial Uniforme é acelerado pois tem aceleração centrípeta.

DINÂMICA
 
O Peso depende da massa e da aceleração da gravidade.


HIDROSTÁTICA

Quando um corpo está flutuando o seu peso é igual ao Empuxo. O Empuxo depende do volume do líquido deslocado, da massa especifica do líquido e da aceleração da gravidade.
Quando um corpo está flutuando na água a sua densidade é igual a fração de volume deslocado. Assim se a densidade do corpo é 0,75 significa que na água ele fica com três de quatro partes imersas ou submersas.
 

ELETRODINÂMICA
MCU
QUEDA LIVRE
ENERGIA
QUANTIDADE DE MOVIMENTO ELETROSTÁTICA
MAGNETISMO
ÓPTICA
ONDAS
CALORIMETRIA 
DILATAÇÃO

Amanhã vou acrescentar mais dicas. Se estou ajudando e esta é a missão, comunique ao autor para estimulá-lo. 

Geraldo Fulgencio