A Importância da Educação à Distância



É nesta trajetória em que experimento as minhas primeiras lições de Educação à Distância, derivando ao princípio como uma experiência profícua ao desenvolvimento das minhas atividades como aluno, inteirando dentro das perspectivas com subsídios na desenvoltura dos trabalhos propostos e pesquisas, e dentro dessa ordem de ideias no campo educacional. Por conseguinte, esta modalidade educacional e procedimental na mediação didática pedagógica, é plenamente salutar nos processos de ensino e aprendizagem com a utilização de ferramentas e dos meios tecnológicos de informação e comunicação, definindo padrões e condições entre estudantes e professores na busca e resoluções de atividades educativas. Assim, vê-se, in casu, a razão da abrangência em diferentes lugares ou tempos múltiplos nos polos de apoio presencial, encadeando a descentralização como um todo das atividades pedagógicas e administrativas.

Ao darmos continuidade em cada passo, marcamos no tempo presente o nosso manifesto na aquisição de mais cultura e aprendizagem na docência que necessita de mais aberturas e que proporcione aos mais longínquos espaços do homem à interação de seus próprios atos, conjugando na mesma impetração, todo o desenvolvimento voltado aos olhos abertos para as novas ciências e saber de que tanto o homem necessita, viabilizando novas expectativas que perfazem a Didática como a mãe dos modelos de qualquer ciência quando se abrem as pupilas ao novo aprendizado, desfrutando novos recursos capazes de equilibrar e entender suas formas.

Destravando-se neste ponto, é que a didática partiu como elemento elaborador e projetor dos conhecimentos pedagógicos, assumindo projeção e escalada na viabilização de pesquisas amplamente necessário à vida do homem. Não padece, destarte, dúvida alguma sobre a instrumentalização metodológica na dinâmica da didática pedagógica no ensino à distância. Importante frisar, que a busca do emprego do conhecimento, alavancando informações concretizou esteios em nosso mundo, e coube esse papel, se destacando a Europa Central através de dois educadores natos - RATIQUIO (1571-1635) e COMENIO (1582-1670) na legalidade de suas missões educacionais, cuja época, a Reforma Protestante posicionava-se no auge daqueles países, E no que tange a abrangência célebre desses nobres escultores da educação. COMENIO em sua louvável ilustração escreveu, entre diversas obras, a Didática Magna (1633), estabelecendo a nova disciplina como “ARTE DE ENSINAR TUDO A TODOS”.

Infelizmente, lavrada nas especulações da instrução popular, e filtrada na reforma religiosa não lucraram totalmente êxitos, obviamente, que sustentado pelas raízes daquele tempo, propulsionava a ideia baconiana, apesar de que, entre os meios subsistentes, os educadores demonstraram suas experiências e métodos de que a educação não existe fronteiras.

O mundo acorda com a nova ferramenta de acesso virtual na Educação à Distância via internet, deslumbrando num ambiente de novas aprendizagens e formações culturais, e por outro lado, dispondo atualmente da educação presencial, semi  presencial, tais como: parte presencial, parte virtual ou à distância. Notadamente, estes fatos influenciaram novos avanços na Didática do Ensino Superior, viabilizando essa corporação na busca da comunicação e aprendizagem que flexibiliza um revolucionário contexto de tecnologias e práticas. Partindo-se aos projetos de pesquisas e módulos numa conglomeração ativa entre alunos, professores, tutores e especialistas.

Concebem-se os avanços da educação regendo o conhecimento e constituindo o plasma elementar como o pensamento do homem social na interação dos meios, submetendo aos traços das gerações e formações. E mais, sob qualquer dos ângulos em que se aprecie a evidência do papel da educação a distância corrobora com precisão fatores da didática na justeza de melhor vivência na globalização social.

Esse conjunto de regras com normas imprescindíveis ao desenvolvimento elementar dos estudos, visando a orientar, ensinar e pesquisar estabelece um crescimento cultural e concretiza no terreno educacional e pedagógico, a mistura mais aplausível de toda a didática empregada dos cultos homens.

Por óbvio, os incrementos, tais como: as massas, os meios comunicativos (internet, chat, e-mail) na interação, produzem um globo de conhecimentos, conducentes nas mais diversas soluções e amparo legal, patenteados nos olhares à distância, apenas separados anatomicamente no ambiente e no tempo, porém, conjugando, às vezes, em tempo real ou não essas técnicas de interação de aprendizagem, incluindo as ferramentas de intercâmbio e pesquisa em EaD.

Com o dinamismo em que vivemos, a Educação Online faz perspectivas como é sabido e ressabido que estas preliminares enxugam no melhor ambiente de aprendizagem novos conceitos, ideias, as viabilidades de acesso e comunicação escrita e virtual, embasando num diagrama a existência investigativa, ancorando no mar a capacitação docente em manobras inteligentes e intactas do homem moderno. Como afirmo: A didática nessa contemporaneidade é o cerne navegador do homem virtual na investigação por novas trilhas educacionais que dispõe.

Daí inclina-se toda a corporação na identificação da linguagem escrita e virtual, traçando diretrizes nas equações sociais e burocráticas nos entraves dos sonhos e suas constantes aspirações no espaço-tempo. É nesse ponto pacífico que norteia o mundo do conhecimento no sistema e processo educacional Online, onde os aspectos físicos de seus intérpretes molduram e englobam o mesmo oxigênio de estudos e pesquisas, processando e auxiliando na maior constelação estelar do universo – a DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR, na eficácia procedimental à distância, onde não há fusos e nem mesmo insuficiências temporal.

É basilar e extremamente no plano-convexo os ensinamentos sem fronteiras, abrangendo todas as ações com fortes encorajamentos, proclamando o ensino nas suas mais diversificadas formas de aprendizagem, e neste contexto didático, promove as possibilidades ao homem contemporâneo, as medidas e normas de sua educação.

Mas, ressalta-se que estas benfeitorias que atingem a todos, lançando na comédia o fino retrato da vida, a sua existência terrena e virtual, manifestam-se através do sinônimo, melhor vida, estrutura e bem-estar, definindo num aspecto cultural como aprender e como ensinar num processo contínuo, social e técnico, capazes de elevar os graus de conhecimentos e legitimando o progresso.


Fontes Bibliográficas

Lorenzo Garcia Aretio: Para uma definição de educação a distancia. Tecnologia Educacional, RJ, v, 16, nº 78/79, PP. 55-61.

LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. (1997) Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro.
ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 23/01/2009
Reeditado em 23/09/2011
Código do texto: T1400856
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.