Seja feliz

Todo ser humano é livre para fazer o que bem desejar. Somos dotados de plena autoridade sobre nossas atitudes. Pelo fato de sermos absolutamente livres, depende exclusivamente de nós mesmo decidir como será nosso futuro. Cabe a cada um de nós trilhar pela estrada que mais nos agrada. É o nosso livre arbítrio, nossas tomadas de decisões, que fará a diferença em todo o nosso desenvolvimento moral e intelectual.

A cada instante vivido, passamos por situações que devemos saber como assimilar.

Podemos chamar estas situações de “experiências”. As experiências são as ações e as reações causadas por nossas condutas e atitudes. Cada momento vivido deve ser analisado e convertido em informações que mais tarde servirão como alicerce em nossa jornada.

Experiências da infância, da adolescência, experiência no trabalho, nos momentos felizes e nos momentos tristes. Cada situação, por ser única, faz com que cada experiência também o seja. Infelizmente há pessoas que só passaram pela terra, há pessoas que poderão viver cem anos e continuarão a cometer os mesmos erros, os mesmos enganos. Por outro lado há pessoas que em vinte anos de vida, conseguem assimilar e aprender com as experiências vividas. Há pessoas que são como folhas ao vento, são levadas sem rumo, sem direção.

Vivem ao sabor do acaso, hora seguem para o norte, hora segue para o sul. Não possuem o exato discernimento e acabam transferindo para outras pessoas seus problemas.

Simplesmente seguem por caminhos sinuosos e não percebem para que propósito todos nós fomos criados.

Chico Xavier, um dos grandes exemplos de humildade e bondade, com sua extraordinária sabedoria, costumava dizer que não podemos alterar o passado, mas o futuro sim e isto depende apenas de nós mesmos, ou seja, cabe a cada um de nós escrever a sua própria historia e moldá-la como desejar. Depende de nós mesmos esculpir nossa felicidade. Um passo a frente e você já não esta no mesmo lugar.

Nossas experiências, são impares e é fundamental aprender com elas.

Outro fator importantíssimo, para o engrandecimento moral do homem são os seus amigos.

Feliz do homem que possui muitos amigos. Não é raro encontrar casos, em que as pessoas são mais ligadas aos amigos que aos seus próprios irmãos.

Cabe ao amigo, ser a mão que apóia, ser o ombro, ser o companheiro que alerta, ser o pilar que sustenta. Todos os amigos, absolutamente todos são de suma importância. Lógico que às vezes, temos mais afinidades com um ou com outro. Mais o ciclo de amizade é muito importante, pois serve para socializar o individuo e fortalecer seus conhecimentos. Fazer amigos é uma arte. É a arte dos desafios, é a arte de repartir as experiências, é a arte de ensinar e aprender novidades.

Portanto é fundamental que aprendamos com nossas experiências e que tenhamos um grande circulo de amigos, para que possamos ver o que nasce em nossos corações. Nossos corações são como jardins, onde se brota tudo o que se planta. Se plantarmos sementes de rancor, inveja e incompreensão, com certeza vai brotar flores e mais flores de ódio, mas se plantarmos paz, serenidade, confiança e fé, com certeza brotara flores e mais flores de amor.

Amigo leitor use de forma positiva os resultados de todas as suas experiências.

Colecione e conserve seus amigos.

Observe o que brota em seu coração, para poder plantar também no coração alheio.

Lembre-se que é pura tolice se preocupar com o passado, mas é um gesto de sublime sabedoria planejar o seu futuro.

Seja simplesmente feliz!

Reginaldo Cordoa, futuro Administrador de Empresas e Apaixonado pela Vida.

20/04/2006

Reginaldo Cordoa
Enviado por Reginaldo Cordoa em 20/04/2006
Código do texto: T142080