DR. LINCON GALVEIAS MARTINS DEFENDE O VALOR DO RESGATE

Em Mimoso do Sul - ES, dia "D". Hoje 08h. abertura da Campanha de Vacinação do Idoso, 2006; Jailton Alves Pedroso, Secretário Municipal de Saúde abre a Campanha Nacional do Idoso na Unidade de Saúde Dr. Lincon Galveias Martins; como acontece desde a sua posse, essas datas marcantes de conscientização; escolhem-se os mais dotados representantes que prestaram serviços naquela Unidade, uma espécie de valorizar e ao mesmo tempo, oferecer uma simples homenagem á funcionários que muito doaram por um Mimoso melhor.

Iniciou-se a abertura, o Secretário Mun. Saúde fêz uma breve explanação, o motivo pelo qual o casal, Sr. Heldes e sua esposa foram agraciados para o símbolo da campanha 2006. O Secretário Jailton orou para centenas de pessoas presentes no evento, entre elas: Equipe de Vacinação e idosos que aguardavam ansiosamente o início da vacina.

Após receberem placas de homenagens, das mãos do Secretário, o casal fêz um leve agradecimento a toda comunidade, pelo reconhecimento dos seus 35 anos de serviços prestados na Unidade, sua esposa, ocupava serviços na área administrativa. Por mais um segundo, o Secretário justificou a não presença da Prefeita Municipal, por questões, convincentes, ter adquerido compromisso anteriormente com a mesma data marcada.

Dona, Antonia Carpetini, usuária do Posto a mais de 40 anos, quebra o protocolo: "Na minha simplicidade desejo reafirmar essa justa homenagem, para o referido casal. Na minha infância, aos 14 anos, quando morava na zona rural, com meus pais, fui surpreendida por uma estrepada no meu pé. Por falta de conhecimentos, só procuramos assistência médica 15 dias depois, e, além disso, o tratamento de emergência não havia alcançado êxito, a infecção não cedia, sentia dores e febre alta, comecei a sentir uma rigidez espasmódica, e assim nem me lembro como cheguei a esse Posto, trazida por meus pais.

Fiquei sabendo depois que, o profissional que me atendeu, foi o jovem Heldes, que imediatamente providenciou, banhos, curativos e uma tetanização.

Permaneci dias sob cuidados médicos. Heldes, sempre amavél, demonstrando ótimo funcionário, lutava pelos seus sonhos no servi e ao bem comum da saúde; só fui conhecê-lo dois anos após a esse incidente. Hoje, quase meio século, ocorreu essa oportunidade para agradecê-lo. Heldes, lembra desse fato? E muito válida essa justa homenagem. "Heldes obrigada"

O Secretário agradeceu a presença de todos e afirmando que após dados de pesquisa, junto a saúde, em Mimoso do Sul - ES, essa vacina vem contribuindo 30% a menos de idosos (internados), quando acometido por doenças respiratórias, e, acrescentou: "E verdade que em algumas culturas, os usuários de Posto de Saúde, não estão atentos ás necessidades de uma prevenção adequada que resultam ao retorno ao bem comum, mais isso depende da educação de cada região, pois o cidadão deve ficar atento aos projetos que resultam qualidade de vida melhor, procurem-se comunicar, alguns usuários tornam-se peritos em discernir o que o outro precisa. Nas reuniões mensais do seu C.M.S. existem assuntos francos e convincentes, e, pode evitar que alguém seja mal interpretado ou que surjam mal-entendidos.

"Obrigado'