A arte de saber viver

Tudo na vida tem um sentido, até mesmo para as coisas mais tristes e também para aquelas que consideramos como insuperáveis - que nos abatem no meio do caminho, que nos derrubam como galhos secos, e que fazem nos sentir um nada... Ao contrário do que muitos pensam, o sofrimento nos fortalece sim, e por diversas vezes fortalece também um amor que diante de tantas barreiras e problemas consegue ver lá no fundo uma esperança. Há quem diga que haverá sempre um recomeço, uma nova chance e uma luz no fim do túnel - isso é verdade.

Embora seja difícil enxerga-lá até mesmo para àqueles que diante de tanta dor conseguem se irradiar com um pequeno brilho... Lá longe.

A vida traz lições que nos esquecemos de aprender e apreender em algum momento de nossas vidas. Lições que até mesmo um mestre não consegue tirar de si mesmo.

Às vezes é preciso perder, apanhar, chorar, culpar, morrer um pouco por dentro, pra perceber que tudo o que se tem é sim suficiente pra viver - pra amar- pra ser feliz, pra seguir em frente. Detalhes pequenos que passa despercebido pelos nossos olhos, gestos mínimos que são tão grandiosos diante de nossas atitudes tão mortais, tão egoístas, tão meramente humanas.

A vida é sim uma arte! Uma arte que nos foi dada como livre arbítrio e que nós mesmos podemos moldar e faze-lá como escultura própria dentro de nós, ao nosso redor - e sendo ela uma arte -, nós somos meros artesãos que com nossas próprias mãos podemos esculpi - lá linda ou feia. Isso só depende de nós.

Então, artesão, mãos à obra! E faça de sua vida uma obra de arte pra que ela seja lembrada como uma peça que nasceu das mãos de um talentoso artista que conseguiu transformar em beleza uma tela borrada pelo rastro de algum vento forte.

*Ana Clea Bezerra* 23/03/2009

Ana Clea Bezerra de Abreu
Enviado por Ana Clea Bezerra de Abreu em 24/03/2009
Reeditado em 24/03/2009
Código do texto: T1504277