A espiritualidade no Tratamento do Dependente Quim

A espiritualidade no Tratamento do Dependente Quimico

Existem perguntas que só podem ser respondidas pela Fé. Quem sou, De onde vim, para onde vou.

Imagina alguém que tenha uma doença incurável, que está com a vida comprometida, perdeu a família quase que total, não tem a mínima perspectiva de vida, e tem uma necessidade incontrolavél de usar drogas. que quando está em abstinência, sente angustias profundas, ansiedade, desespero, dores pelo corpo, diarréias, delírios que para resolver estas situações é capaz de usar qualquer tipo de drogas, beber álcool etílico, perfume, desodorante, fazer picos em água de privadas. Como pode esta pessoa encontrar energia para superar tudo isto, sem uma força espiritual?

Para um dependente que fez de sua vida um lamaçal que cometeu verdadeiros absurdos durante sua vida ativa nas drogas, no álcool, que perdeu sua dignidade, destruiu varias pessoas, até mesmo tirando-lhes a vida porque no mundo das drogas tudo é possível. Como pode esta pessoa encontrar energia para vencer e superar tudo isto, sem uma força espiritual?

Um dependente muitas vezes tem doenças oriundas de drogas, como cirrose, AIDS entre tantas. Acontecem perdas irreparáveis, como separação, mortes na família provenientes da dependência. Como pode esta pessoa encontrar energia para superar tudo isto, sem uma força espiritual?

Embora o dependente, nos momentos de desespero manifeste alguma Fé, ele está totalmente alheio as questões espirituais, sua condição de vida é um estado de morte espiritual.

É importante que num programa de recuperação a espiritualidade seja de fundamental importância, seja a tônica de um tratamento. É através da Fé que acontecerá toda a transformação . é através da Fé que o dependente encontrará a resposta para suas perguntas. É através da Fé que ele será capaz de se perdoar, de pedir perdão e de perdoar os outros.

Dentro de um programa de recuperação, espiritualidade não é terapia, é uma revolução interna que acontece, é o transcendental ocorrendo no ser humano. É devido a está revolução interna que a maioria das clinicas terapêuticas tem como tônica a espiritualidade.

No meu conceito, toda medicina, os profissionais são complementos do tratamento, são instrumentos de Deus para ajudar este Ser Humano que é sua imagem e semelhança , mas que se encontra como Jesus na cruz. Com o rosto desfigurado. Desfigurado pela doença do corpo, do Espirito, pelo abandono, pelo preconceito, pela sociedade que transmite a doença incentivando o uso, pôr meio de propagandas e outras formas de incentivo e depois o descarta.

Este trecho é parte do livro que escrevi Drogas: Um Vale Escuro e Grande Desafio para a Família

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 07/05/2005
Código do texto: T15435