Música e Civilidade

A população de São Paulo, mostrou, no dia 21 de abril de 2009, um show de civilidade. Apesar das milhares de pessoas que se aglomeraram junto ao Museu do Ipiranga para ouvir Andrea Bocelli, não houve nehuma confusão. Famílias inteiras estavam lá a assistir o tenor italiano e orquestra em perfeita paz e harmonia. Entraram e saíram tranquilas do Parque da Independência.

Apesar do céu nublado e de uma chuva fina que caía, ninguém arredou pé durante as duas horas de show. Até mesmo as andorinhas das árvores do local, parece que bailavam sobre a população, ao som dos instrumentos, dando ao espetáculo ainda mais graça e encanto.

Infelizmente, o mesmo não aconteceu em Brasília, em razão do aniversário da cidade, onde um grupo mexicano se apresentou. Houve tumulto, agressões e morte.

Em São Paulo, havia brados de elogio ao cantor e acompanhamento musical das músicas italianas.

Os dois fatos, ocorridos no mesmo dia, e de forma tão diferente, mostram que o estilo musical muito contribui com as reações das pessoas junto a multidões e mesmo sozinhas.

Sabendo disto penso que os organizadores de shows junto a multidões deveriam levar em conta esta questão e se precaver de acordo com o tipo de música tocada e o público que querem atingir e como atingir.

Em São Paulo, às margens do Riacho do Ipiranga, Dom Pedro nos ajudou a buscar a independência de nossa Pátria. Andréa Bocelli, com sua música sublime nos ajuda a buscar a independência da alma.

A platéia que foi assisti-lo soube mostrar seu agradecimento aos patrocinadores por poder ouvir um talento, e ao tenor italiano que nos brindou com seu trabalho tão prazeroso aos ouvidos.

Grazia Bocelli!