Os cuidados com a gripe suína.

Sobre a gripe suína é bom se prover os devidos esclarecimentos à população. Essa gripe tem sintomas similares a da dengue. E, no dia 27 de abril a OMS – Organização Mundial de Saúde promoveu reunião para se acertar as providências de combate à gripe suína.

É fato que o grande temor deve-se ao perigo de vir a gripe suína tornar-se uma epidemia mundial principalmente se as devidas ações emergenciais não forem concretizadas. No México o mais recente número de casos confirmados registra 81 mortes e 20 suspeitos.

E os temores sobre a gripe suína atingiram também o futebol o que acarretou o cancelamento de campeonato pela Concacaf (Confederação de Futebol da América Central, América do Norte e Caribe). Causando ainda o adiamento da partida final entre Cruz Azul e Atlante para o dia 12 de maio.

Para assegurar a saúde dos jogadores, funcionários e torcedores, o governo mexicano anunciou inclusive o fechamento de escolas em todo o país.

Os sintomas da gripe suína chamada erroneamente pelo Ministro de Israel de gripe mexicana são bem parecidos com a gripe comum causada pelo vírus influenza, porém a mortalidade é sensivelmente maior.

Portanto, é possível que a pessoa pense que está apenas com um “resfriadinho comum e bobo” e possa comprometer seriamente a saúde se não procurar médico e assistência médica adequada.

Ratifique-se que a contaminação da referida gripe não se dá pela ingestão de carne de porco. O contágio ocorre pelas vias aéreas, e assim é possível que ocorra através de toca de mãos, espirros, tosse bem como contato físico com objetos de uso pessoal.

O Instituto Butantã representado por Dr. Isaías Raw anunciou a pretensão de desenvolver vacina o que levará pelo menos seis meses. Os sintomas são: febre alta( ou seja, acima de 39 graus), tosse, dores de cabeça, dores pelo corpo( muscular e nas articulações) e congestão nasal.

Podem todos os sintomas aparecerem juntos ou gradativamente. Ao menor sinal destes, procure imediatamente o médico, e evite peremptoriamente a automedicação que poderá mascarar a doença e prejudicar a rápida diagnose por parte dos médicos.

Uma dia importante de higiene geral e pessoal é sempre procurar manter limpas as mãos, principalmente antes das refeições, tomar banhos diariamente e habitualmente, escovar os dentes após as refeições.

Isso pelo menos resguarda um pouco mais a imunidade do indivíduo. O texto é mais para tranqüilizar do que preocupar.

Afinal, quanto maior o número de informações, mais fácil será a prática de ações preventivas e a rápida assistência aos suspeitos de contágio com as doenças.

O governo brasileiro parece que irá implementar programas e recursos para melhor controle da chegada de passageiros e cargas dos países que sofrem da epidemia. Não há motivo para pânico mas de conscientização.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 30/04/2009
Código do texto: T1567828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.