Trocas

Trocas

Independentemente do quadro social de cada um, somos todos iguais. Somos movidos pelos desejos e impulsionados por nossas necessidades. Para satisfazer esta sensação, temos como roteiro diário, mesmo que sem percebermos, um sistema de “trocas”. Este sistema funciona de forma perfeita e sincronizada. Ou seja, estamos constantemente vivenciando esta experiência. A experiência de sempre termos uma “moeda de troca”, de sempre estarmos negociando algo, seja de forma tangível ou não.

Trocamos o trabalho por dinheiro, dinheiro por comida ou por outros bens, trocamos de carro e de casa. Trocamos o sufoco da labuta diurna, pela paz do conforto noturno em nosso lar. Trocamos carinhos, trocamos gestos e sorrisos. Na busca de encontrar maiores realizações, muitas vezes tentamos trocar nossa classe social, buscamos assim trocar nosso nível de status, trocamos suores coma a pessoa amada, trocamos olhares, trocamos experiências, trocamos abraços, muitas vezes trocamos choros por risos. Trocamos fluidos e sensações alucinantes. Nossas vidas, realmente é um estado constante de trocas.

Há uma infinidade de forma de trocas. Alias desde que a troca seja para melhor e a barganha seja alcançada pelas suas próprias forças, nada é mais justo e salutar.

Porem nem todos procuram a troca adequada. Há aqueles que trocam a calmaria pela barbárie, trocam tapas por socos e ponta pés, trocam a lucidez pelo álcool e a vida pelas drogas. Com este tipo de busca, muitos acabam ainda trocando a liberdade pela prisão. Na verdade trocam a paz por momentos de ilusões.

Parte latente em nossa consciência, o desejo de saciar as nossas necessidades, nos transforma no que realmente somos. Por isto é de fundamental importância o equilíbrio emocional, para a escolha correta entre a razão e a emoção, para não trocarmos os pés pelas mãos. Desta forma recebemos, na mesma proporção em que doamos. Decisões equivocadas provocam resultados desastrosos.

Muitos reclamam que não são felizes em suas trocas. Neste caso é importante analisar o que se esta emitindo. Pois recebemos exatamente aquilo que damos.

Por isto analise sua vida e suas trocas. Não hesite em trocar o velho pelo novo, não deixe nada para depois. Caso tenha confiança e vontade de fazer, faça. Caso tenha confiança e vontade ir, vá, não tenha medo. Se você deixar sempre para depois, você corre o risco de chegar atrasado. Troque constantemente tudo que lhe de prazer, pelas coisas que lhe darão mais ainda. Troque suas experiências, sorrisos e principalmente a sabedoria.

Amigo leitor lembre-se ainda, que a única coisa que devemos doar sem esperar nada em troca é o amor.

Reginaldo Cordoa, futuro Administrador de Empresas e Apaixonado pela Vida.

17/05/2006

Reginaldo Cordoa
Enviado por Reginaldo Cordoa em 17/05/2006
Código do texto: T157903