Como Prolongar a Juventude

- Não comer demais.

Foi realizada uma experiência com ratos e foi constatado que: aqueles que tiveram a porção de alimento dobrada viveram bem menos e os que tiveram a porção reduzida pela metade viveram bem mais, inclusive mais do que os ratos que não sofreram alteração na quantidade diária de alimento.

Precisamos reduzir a quantidade e melhorar a qualidade, 90% do cardápio deve ser composto por: cereais (e seus derivados: pão, macarrão, etc.), legumes, verduras e frutas; 10% ou menos de proteína animal e gorduras.

A OMS não recomenda açúcar, mas é melhor comer uns três docinhos por semana do que ficar se reprimindo e depois comer ½ kilo de bolo de uma só vez. Os doces (principalmente o chocolate) liberam uma enzima no cérebro que provoca uma sensação de prazer, por isso é tão difícil se resistir a eles.

- Evitar excesso de esforço físico. Pois a sobrecarga provoca liberação de radicais livres.

São recomendados exercícios físicos com moderação, os mais indicados são: os aeróbicos, para o condicionamento cardiovascular e musculação (principalmente para quem já passou dos 30), pois após essa idade, a tendência é o ganho de gordura e a perda de massa muscular (os exercícios com pesos são os mais eficazes para a reversão).

- Evitar dormir pouco. Pois é durante o sono que se recarrega a energia vital do organismo.

- Evitar exposição ao Sol. Principalmente sem o uso de filtro solar (devido às ações dos raios ultravioletas), não existe bronzeamento perfeito, qualquer alteração no tom da pele é um sinal de que ela proporcionalmente sofreu também os efeitos nocivos.

Ed
Enviado por Ed em 25/05/2006
Reeditado em 26/05/2006
Código do texto: T162955