Maria Clara Machado

Nascida em Belo Horizonte no dia 3 de abril de 1921. Maria Clara Machado, uma das maiores escritoras brasileiras, e na minha opinião, do mundo, encantou os palcos do planeta com seu teatro. Com seu olhar mágico sobre a infância. Não fazia teatro por fazer... Usava um sentimento chamado: Amor!

Filha do grande escritor Aníbal Machado. Dá mais potência ao ditado: “Filha de peixe, peixe é”. Mudou-se para o Rio de Janeiro, chegando a estudar teatro na França.

Criadora do teatro “O Tablado” formou grandes nomes das artes cênicas do país. Suas obras: “Pluft, o fantasminha”, “A Menina e o Vento”, “O Rapto das Cebolinhas”, “A Bruxinha que era boa”, foram alguns dos grandes sucessos da autora.

Escreveu vários livros, e hoje podemos nos lembrar dela, todas as vezes que uma peça sua for encenada ou um livro lido.

Minha admiração por sua obra cresce a cada dia. Seu talento em introduzir o teatro na vida das pessoas, sua inteligência, umas das mulheres mais fascinantes que existiram.

30 de abril de 2000, o Brasil sofre com sua despedida. Hora do adeus. Mas sem dúvidas, podemos constatar que sua contribuição, tem um lugar garantido no panorama de nosso teatro.

Obrigado, Maria Clara, por nos fazer sonhar. Obrigado por contribuir com nossa cultura. Obrigado por ter existido. Obrigado, Maria Clara Machado.

(Artigo publicado no Jornal "O Aplauso" (ES) no mês de Março de 2010)

www.oficialfabioaiolfi.blogspot.com

Fábio Aiolfi
Enviado por Fábio Aiolfi em 04/06/2009
Reeditado em 30/01/2012
Código do texto: T1631458
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.