Nathália Timberg

Nathália Timberg, na minha opinião, a maior atriz de todos os tempos. A mais elegante, a mais talentosa... Seu drama, sua comédia, sua obra, tudo! Tudo em graciosa poesia!

Nascida em 5 de agosto de 1929, integrou o tão famoso grupo teatral TBC (Teatro Brasileiro de Comédia).

Mas foi com a detestável vilã da telenovela “Força de um desejo”, a Idalina, que passei a conhecer, me aprofundar em sua arte. Uma atriz completa, com uma expressão facial perfeita, sua voz pode alcançar todas as inflexões possíveis. Ela sim, consegue nos fazer odiar e amar... pelo simples fato de interpretar. Como é bom para nosso Brasil, ter talentos como o de Nathália.

Seus grandes sucessos nas telenovelas: A Rainha Louca, Éramos Seis, Força de um desejo, Celebridade, entre outras. Sempre inovando... vivendo, mãe, avó, rica, pobre, sofrida, maldita, imperatriz, baronesa, governanta, amor, solidão... para interpretar precisa ser várias coisas, ter vários sentimentos, e ter muitas, mas muitas identidades: Norma, Juliana, a Morte, Emilia, Xuxu, Idalina, Yolanda, Celina, Elisa, e tantas outras.

O ator é obrigado a esquecer de sua personalidade para “viver outras vidas”. O que seria de nossas artes dramáticas sem ela?

(Artigo publicado no jornal "O Aplauso" (ES) de março de 2010)

Fábio Aiolfi

Acadêmico (ABLA)

Cônsul (Poetas Del Mundo)

Ator, diretor, dramaturgo e instrutor teatral

www.oficialfabioaiolfi.blogspot.com

Fábio Aiolfi
Enviado por Fábio Aiolfi em 07/06/2009
Reeditado em 10/03/2010
Código do texto: T1637026
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.