Relevância do Tema

Falar sobre mídia não costuma ser uma metalinguagem muito abordada pela mídia, embora seja um assunto de extrema importância, principalmente, por se tratar de algo amplamente consumido. Faz-se necessário estudar os meios de comunicação de um país quando estes se tornam o fim, isto é, delimitam as fronteiras do senso comum. Tudo que é apresentado pela mídia aparenta ser novo, é como se nada existisse antes daquilo e, a partir de sua divulgação, as portas tenham sido abertas para o porvir. Há quem pense que os meios de comunicação não exercem tantas influências em nossa sociedade, eis um forte candidato a ser manipulado pelos mesmos. É suficiente observarmos as nossas reações diante de notícias vistas em algum veículo de comunicação: “É verdade, aconteceu mesmo, eu vi no jornal!”. Levamos como verdade muitas informações fornecidas por um veículo que não está isento de influências externas. Há muitas variáveis em que a informação esbarra até chegar aos nossos ouvidos. Estamos sujeitos a virar simplesmente platéia ao invés de ocuparmos o papel de coadjuvantes nas ações do nosso cotidiano. Em muitos casos, a mídia exerce a função de controlador ventríloquos para aparição em um espetáculo.

Os indivíduos precisam criar consciência para se protegerem diante do bombardeio de informações que nos é transmitido diariamente. O mundo hoje é multireferencial, e cegos de tanta luz – já imaginava Saramago – nos tornamos vulneráveis a um cão-guia qualquer. E a mídia tem capacidade suficiente de nos conduzir sem percebermos, pois sempre se disfarça de uma pomposa imparcialidade, característica esta inexistente no processo de comunicação. Para entendermos melhor, basta pensarmos no processo básico da comunicação, em que um emissor elabora uma mensagem de acordo com seu repertório e é interpretado por um receptor com outro repertório, necessariamente diferente daquele do emissor. Como a imprensa sabe com quem fala e porque fala, certamente há adequação do conteúdo para melhor assimilação da mensagem emitida. Com efeito, essa adequação a qual sofre o conteúdo, muitas vezes distorce a realidade dos fatos.

Após verificarmos a importância da mídia como uma das principais fontes formadora de opinião será possível relacionar o conceito de poder, exercido pelos meios de comunicação, com a influência direta da política. Nesse ponto encontramos uma das justificativas para questionarmos e abordarmos o assunto aqui apresentado.

PS: Artigo escrito por José Augusto Carvalho Neto (meu filhote). Hoje, é importante tomarmos muito cuidado com as informações recebidas. O conceito de mídia deve ser entendido com uma estratégia, e nem ser tomado como verdade tudo que se lê.

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 20/06/2009
Código do texto: T1658130