Vitória Frate

Adorei a entrevista com a atriz Vitória Frate publicada na Veja Rio de 5 de Agosto. Para quem ainda não sabe, a Vitória interpreta a Julinha em Caminho das Índias.

"Uma mulher de personalidade forte" é como a Veja começa a entrevista e só posso concordar inteiramente com essa afirmação. Vitória possui um posicionamento diante do mundo e demonstra possuir valores que parecem esquecidos por muita gente.

A entrevista me fez pensar na cultura do "ter" sobrepujando o "ser". A busca descontrolada pelo poder material chega a ser assustadora. Muitas vezes, quando se adquire o objeto de desejo, logo vem a sensação de sua inutilidade, e recomeça a corrida atrás de algo mais caro , que confira ao seu possuidor uma sensação de prazer ainda maior.

Sempre ensinei aos meus filhos a comprarem apenas o que realmente estão precisando. Claro que vez ou outra nos permitimos uns mimos, mas mesmo assim, ainda pensamos muito se realmente queremos aquilo.

Uma ocasião li sobre uma escritora que tinha o sonho de ganhar seu primeiro milhão para comprar a mansão dos seus sonhos. Realizou o sonho e quando já estava instalada na sonhada residência se deu conta que por não gostar de ter empregada e ser muito independente, aquela casa era totalmente inadequada ao seu padrão de vida. Após a frustração inicial, vendeu a propriedade, comprou algo mais prático e menor e voltou a ser feliz.

Ter o melhor carro, a melhor casa, roupas de marca, equipamentos de última geração, isso é o que realmente importa na vida?

Vitória Frate ainda diz uma frase que amei: "mesmo quem tem dinheiro de sobra, deveria usá-lo melhor pagando uma escola para alguém que precisasse por exemplo". Aplausos novamente para ela. Outro dia fiquei sabendo que uma pessoa, casada com apenas um filho bebê, possui 4 carros. Um carro para a esposa e mais três para o marido. Meio insano!

Enquanto o caráter, a solidariedade, o amor, a amizade, a honestidade valerem menos que uma jóia, uma bolsa de griffe, um carro que vale mais que um apartamento, o mundo está longe de se tornar melhor.

Rose Elizabeth Mello
Enviado por Rose Elizabeth Mello em 11/08/2009
Código do texto: T1748974