Missão Quase Impossível

Os animais nascem com aquilo que chamamos de "consciência química" e que muitos chamam de "instinto". O homem também traz em si esta herança química que passa de geração a geração, mas não com a mesma intensidade dos animais, nasce com seu sistema nervoso ainda imaturo e incompleto.

Os pássaros, por exemplo, já nascem sabendo fazer seus ninhos, sendo que cada espécie faz o seu de uma maneira diferente. Assim, pelos tipos de ninhos, podemos conhecer os pássaros. Entretanto, não existe entre eles uma "escola para ensinar a fazer ninhos".

O homem não tem seus instintos tão desenvolvidos quanto os animais, que "já nascem sabendo coisas". Quase tudo no homem é aprendido através de condicionamento. Seu cérebro se não receber estímulos, não funcionará. Se não dermos a uma criança a oportunidade de ouvir, ela não chegará a falar.

Cada individuo ler o mundo mediante o seu conhecimento acumulado, por isto esta leitura é individual e única. E a cada aquisição de novos conhecimentos esta leitura é reformulada, ou seja, ela sofre uma metamorfose.

Ao imaginar-mos uma sala de aula com dez, vinte, trinta ou mais alunos, em busca de novos conhecimentos que os ajudem a sobreviver e a torná-los felizes e que alguns destes conhecimentos, por se tratarem de ciências exatas, só permitem de si uma leitura única, individual ou coletiva; como então transmiti-los, direcionando que a sua leitura dê-se dentro do imaginário da sociedade que este individuo está incluso? Surge neste cenário o herói dessa história, o professor, profissional responsável pela aprendizagem significativa. Que percebe que quanto maior for o grupo mais difícil é a sua missão, que entende da importância da contextualização e do respeito à individualidade de conhecimentos ao transmitir o novo. Então que armas utilizar para cumprir a sua missão?

Diversas são estas armas; as inerentes ao professor podemos citar como: a capacidade de intimidar-se do conhecimento que os alunos possuem; a capacidade em introduzir o novo no imaginário destes, levando-os a questionar o significado fazendo com que a sua assimilação dê-se na direção de intenções educativas, maximização do tempo com objetividade e fundamentalmente a criatividade.

Quanto às armas logísticas, como o espaço físico, equipamentos tecnológicos e salários adequados, dentre outras, devido as suas precariedades ou inexistência, dificultam e muito o cumprimento desta missão, tornando-a uma missão quase impossível.

Ielton Mendes
Enviado por Ielton Mendes em 18/06/2006
Código do texto: T177687