O Casamento é uma Longa Conversa...

"O casamento é uma longa conversa. Ao casar, devemos perguntar o seguinte: Você acredita que conseguirá conversar com esta mulher até a velhice? Tudo o mais no casamento é transitório, mas a maior parte do tempo é gasta em conversas.”

Friedrich Nietzsche

Realmente Nietzsche tem razão em relação ao dizer que o casamento é um grande diálogo, mas garanto que não apenas isso, pois senão deixará de ser uma união entre um homem e uma mulher para ser uma relação de bom convívio entre irmãos.

Quando os casais estão jovens e maduros, o casamento precisa de além conversas e o que une este relacionamento e que leva aos casais a terem bons diálogos é o sexo. Sei que para acontecer essa atividade amorosa dependerá muito do casal sair da rotina e do tão tradicional “papai e mamãe”. E em muitas das vezes essa quebra de tradição cabe à mulher, ou seja, ela despir-se dos tabus que foram embutidos nela devido a uma sociedade patriarcalista, patrimonialista e machista. Para algumas pessoas os desejos femininos seriam coisas de “mulheres da vida”, mulheres dos prostíbulos. Por muito tempo a mulher ficou presa a este preconceito e o homem também, pois ele fica(va) confuso quando a própria mulher sente(ia) seus desejos. Então percebemos que falta(va) a grande conversa, o diálogo para que o homem entenda(esse) a transformação ocorrida na mulher. Ela esta(va) guardando a Eva e deixando sair a Lilith que há muito tempo estava presa. O homem precisa compreender que na mulher existem essas duas parceiras: Eva e Lilith. Sagrada e profana? Santa e pecadora? Não sei, Sabemos apenas que é uma mulher com seus desejos e que estes sejam compartilhados com seu homem, como a passagem bíblica “um só corpo e uma só carne”, união e entrega total de um ao outro.

Quando o casal chega à terceira idade, sabemos que o sexo diminui, é então que o diálogo, a conversa que Nietzsche nos diz entra em ação, porque se o casal não conversar entre si, lembrar suas memórias e um contar ao outro como eram suas vidas, teremos sim duas pessoas sentadas em suas cadeiras assistindo a televisão ou dormindo. Ou então, à espera de alguém para conduzi-los aos quartos para eles continuarem calados até o sono voltar e esperar assim o mesmo dia seguinte.