SEMENTES E OPORTUNIDADES...

SEMENTES E OPORTUNIDADES...

Para nortear essa breve reflexão, tomo emprestada a parábola do Mestre Jesus na qual narrou sobre um semeador que saíra para semear e as sementes, por algum motivo, caíram em lugares muito distintos: algumas à beira do caminho, outras em lugar pedregoso, outras entre espinhos e as últimas em solo fértil.

Interpretando analogicamente esta parábola pode-se dizer que as sementes que caíram à beira do caminho - onde os pássaros as comeram - representam as pessoas de mentalidade pequena ou bloqueada, que recusam todas as possibilidades de conhecimento e aprendizagem. São aquelas cujas oportunidades se lhes apresentam, mas elas, por ignorância ou orgulho, não as qualificam e não lhes dão importância. São criaturas de escassa compreensão que não aceitam mudanças; preferem o sofrimento, a lamentação, ao invés de tentarem superar os obstáculos ao seu desenvolvimento.

As sementes que caíram entre as pedras e que até chegaram a brotar, mas que, devido à terra escassa e raízes insuficientes, pereceram, assemelham-se às pessoas que não suportam o calor dos desafios, das provas, das dificuldades. Não se esforçam e nem perseveram, e ao menor sinal de fracasso entregam os pontos. Por sua vez, as sementes que caíram entre os espinhos e por eles foram abafadas, representam as pessoas que não pensam por si mesmo, que se submetem às idéias, julgamentos ou preconceitos dos outros; pessoas que não lutam por aquilo que desejam; que vivem reprimidas nada produzindo em seu benefício; pessoas que se acomodam naquilo que os outros esperam dela, que cumprem apenas as expectativas alheias.

Já as sementes que caíram em solo fértil, que cresceram e deram frutos abundantes, representam aquelas criaturas receptivas, de mente aberta, que desejam evoluir, progredir, crescer. São pessoas perseverantes, determinadas e com vontade consciente; pessoas que não temem o esforço, pois, sabem que através dele atingirão suas metas, seus propósitos. São criaturas com aspirações próprias, com auto-estima elevada, para as quais os desafios representam sempre uma oportunidade a mais para tornarem-se vencedoras e felizes.

Por hora, vale lembrar ainda que em nossa jornada existencial, são inúmeras as possibilidades de aprender e evoluir, quer seja no campo físico-material, ou naquele que acredito ser o mais valoroso que é o setor espiritual. Sendo assim, é fundamental para cumprirmos essa tarefa evolutiva que nos transformemos em solo fértil, aberto a novas compreensões e significados tanto do universo que nos cerca como de nós mesmos; isto para que não percamos a oportunidade de acolher todas as “boas sementes” e de deixá-las germinar e frutificar em nossas vidas.

Boa Reflexão e viva consciente.