JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Participar desse evento foi uma experiência única. Dentro dessa Jornada aconteceu o Encontro de Fiandeiras e Tecelãs do Noroeste de Minas. Conheci mulheres incríveis e suas histórias de vida, histórias vividas ao redor de uma engenhoca de fiar.

Parecia mágica

As mãos calejadas pareciam ter vida própria

Os pés dançando com o pedal de par

O algodão crescendo sem fim

E a linha se fazendo notar

O carretel enchendo e meus olhos ávidos

Captavam cada movimento do tear

Amor pela arte, amor por criar

Maravilhada com o toque sutil

De uma mistura encantada

De mãos, algodão e amor

Registrei assim o que aquelas mulheres construíam diante de uma platéia enamorada e atenta. Fazer parte da Associação de Artesãos me enche de orgulho. Aprendi abraçando, sentindo a energia, tecendo junto com elas uma corrente que nunca terá fim, a amizade.

Celebrar e festejar o Patrimônio Cultural de Minas é, portanto, o objetivo maior da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que, nessa primeira edição, terá como tema a visão consolidada por Aluísio de Magalhães de que “a comunidade é a melhor quardiã de seu patrimônio!”

Agradeço e deixo aqui registrada a minha admiração por essas mulheres que passaram a vida criando seus filhos, cuidando de suas famílias junto de um tear, tecendo de novelo em novelo seu sustento, com amor passando como herança tão bela e divina labuta. Parabéns minhas amigas!

PS: Durante a elaboração desse Projeto estive ausente e peço desculpas a todos que não pude retribuir o comentário carinhoso que recebi.

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 22/09/2009
Código do texto: T1824261