Arte e cultura marcam posse de Lucirez Amaral na presidência da AAG

A sociedade civil organizada da cultura gurupiense e a Secretaria Municipal de Cultura se uniram para realizar na noite de terça-feira,15, uma grande movimentação em Gurupi, no Estado do Tocantins. O palco escolhido para exteriorizar o talento dos nossos artistas foi o salão de eventos do Centro Cultural Mauro Cunha que, agora, conta com uma novidade: está climatizado.

O cantor e compositor Dorivâ, além de rever velhos amigos e parceiros na música, lançou em grande estilo o CD Taquarulua – Um Canto do Brasil. Trata-se de um trabalho com excelente acabamento acústico, com doze canções sendo a maioria autorais e que gravado no Studio Up Music em Goiânia (GO) em julho de 2007, tendo Luiz Chaffin assinado a direção musical. Ao final de cada melodia cantada, Dorivã recebia o carinho e muitos aplausos da platéia.

Como parte da programação cultural, o poeta e jornalista Gilson Cavalcante autografou o seu livro de poesia O Bordado da Urtiga, vencedor da edição 2008 da Bolsa de Publicações Dr. Maximiano da Matta Teixeira, promovida pela Fundação Cultural do Tocantins. O autor tem publicados ainda os livros 69 Poemas – Dos Lençóis e da Carne,1983, em parceria com Hélverton Baiano, Lâmpadas ao Abismo, 1992, Ré/Inventário da Paisagem’, 1995, e Poemas da Margem Esquerda do Rio de Dentro, 2002.

ARTE

Em meio a muita música e poesia, a artista plástica e ativista cultural Lucirez Amaral tomou posse na presidência da AAG – Associação de Artes de Gurupi, para o biênio 2010/2011. Lucirez destacou a importância das entidades representativas da cultura gurupiense par ao fortalecimento não só da classe artística, mas também, na junção de forças para que sejam implementadas políticas públicas consistentes para o setor cultural da cidade e que não sofram problemas de continuidade.

Este também é o pensamento da presidente da Academia Gurupiense de Letras, Ana Márcia Barros, que aproveitou a ocasião para cobrar do prefeito Alexandre Abdalla a instituição de políticas públicas voltadas para o setor literário, já que, segundo ela, existem na cidade quase duzentos escritores com livros publicados. “É preciso que a Secretaria municipal de Educação do institua a matéria interdisciplinar de Literatura Gurupiense para que nossos escritores sejam realmente valorizados pelo poder público, bem como, para que os alunos conheçam a produção literária local que, além de diversificada, é bem criativa”, afirmou.

Já o secretário de Cultura do município, Chico Chokolate disse que a experiência foi muito positiva e que pretende realizar outros eventos do gênero. O secretário também enfatizou que a palavra de ordem em sua gestão é parceria, pois segundo ele, a arte pede passagem em Gurupi “e se depender da classe artística gurupiense os caminhos sempre estarão abertos”.

PARTICIPAÇÃO

Participaram do evento no Centro Cultural Mauro Cunha a Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Artes de Gurupi – AAG, Associação dos Compositores e Músicos de Gurupi – ASCOMG, e Academia Gurupiense de Letras – AGL.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 17/12/2009
Código do texto: T1982482