Orgulho de ser professor

Neste final de semana, folheando uma revista aqui da região, deparei com um artigo. Nele, estampada a fotografia de um meu ex-aluno.

O seu olhar, igual ao daquela época, onde durante as aulas me acompanhava com grande vivacidade e interesse, fez-me ficar pensativo.

Ao mesmo tempo em que a matéria da revista mostrava as suas realizações, podia perceber claramente, em suas palavras, o orgulho com o qual demonstrava suas realizações.

O criador diante de sua obra.

E, nesse mesmo instante, também me senti orgulhoso.

Afinal, eu tive o privilegio de ter sido seu professor.

Hoje em dia, não é segredo para ninguém, que a profissão de professor está um pouco desgastada.

Mas o verdadeiro professor, aquele que optou pelo magistério sabendo que nunca ficaria rico, aquele que por mais que tivesse conhecimento ainda seria um eterno aprendiz, aquele que por mais que tivesse realizações, estaria num mundo de sonhos, verá no sucesso dos seus alunos a sua maior realização e, na certa, apenas por isso, se sentirá recompensado.

O maior legado de um professor, com certeza ultrapassa todos os limites: ter seu nome lembrado pelas suas idéias, e seus ensinamentos perpetuados nas realizações de seus alunos.

Assim, em seus alunos, eternamente viverá um professor.

Obrigado a você, que me fez relembrar os meus tempos de professor, e a todos os meus ex-alunos pelos momentos de felicidade que juntos passamos nas nossas vidas.

Oxalá todos vocês tenham boas recordações.

Talvez outras sejam profissões mais antigas. Entretanto, desde que o mundo é mundo, deve ter existido alguém, ensinando alguém e, se, carinhosamente, nunca foi esquecido.

O tempo passou, talvez depressa demais para o meu gosto, mas, agora ainda, brota no meu peito um orgulho danado de ser professor!

Prof. Oswaldo Genofre

Supervisor de Ensino aposentado, atualmente Secretário Adjunto de Educação e Cultura do município da Estância Turística de Ribeirão Pires.

(Publicado no Jornal Folha de Ribeirão Pires)

Oswaldo Genofre
Enviado por Oswaldo Genofre em 12/01/2010
Código do texto: T2024901
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.