Vós sois a luz do mundo

Texto: Mateus 5:14 a 16 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Introdução:

Quando falamos de missão falamos do amor de Deus para a humanidade, o amor na vida de uma pessoa é como se fosse a luz da esperança, da graça, da salvação e a do amor perene. A luz é o símbolo da vida, do caminho achado, da alegria vivida e de muitas outras coisas boas para o homem.

Nas Santas Escrituras; podemos ver significados que nos trazem a mente esperança para um mundo que está tomado pelo pecado, que traz a dor e o desespero para todos. Nos seguintes textos (Salmos 104:2 coberto de luz como de um manto. Tu estendes o céu como uma cortina; Tiago 1:17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.) podemos ver que a Luz aqui se refere a Deus, nas Santas Escrituras podemos notar que Deus é a Luz para o mundo em trevas só Ele pode fazer o ser humano a enxergar novamente o caminho da verdade e da vida. A luz também representa na Bíblia Jesus Cristo como vemos nos textos a seguir (João 1:4-5 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.), Cristo é o projeto de Deus para o Mundo em trevas, a Luz em Cristo é a Luz da vida, as nações precisam ter vida em Cristo, este é a Glória de Deus entre as nações. A Luz quando mencionada na Bíblia, também refere-se a própria escritura (Salmos 119:105 A tua palavra é luz para guiar os meus passos, uma luz nos caminhos da minha vida.), quando o salmista declara em seu poema estes versos, ele expressa o que a Palavra de Deus pode fazer não apenas em sua vida mas também na vida de todos quanto esta palavra chegar, a Luz que guia os passos do errante ao caminho da perfeição, e do moribundo a vida eterna. E vemos também que quando a Bíblia refere luz ela fala do próprio discípulo de Cristo, e que está escrito no nosso texto (Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte) os discípulos são a luz do Mundo, não por terem luz própria, mas por refletirem a luz de Cristo, por levarem a Palavras da Salvação e serem enviado de Cristo para levarem a Deus ao mundo.

Os missionários que compreendem que é “luz do Mundo” não se esconderam, também não hão de temer o mal e permanecerá seguindo para o alvo de sua vocação, que é o dissipar as trevas do engano e da perdição.

1) Não se pode esconder:

A Palavra de Deus nos diz em João 20:21 “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”, nós fomos enviados ao mundo como Deus enviou o seu Filho, Cristo veio ao mundo para trazer Luz (Mateus 4:16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.) a luz em meio as trevas, ou seja trazer a esperança a onde não tem mais. O missionário foi enviado por Cristo par fazer a mesma obra que Ele fez no mundo, trazer Luz, ser luz. Ser luz é ter um papel de decisão na história da humanidade, é resplandecer a luz de Deus em meio às nações.

Quando somos chamados por Deus para a obra missionária, nos tornamos representantes do Reino de Deus, embaixadores (2 Coríntios 5:20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.), somos escolhidos para levar a luz de Deus aos que estão cegos pelos deus deste século (2 Coríntios 4:4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.), este é o ministério do missionário, um ministério de restauração das vistas espiritual, de abertura de entendimento para Deus e para a vida com Deus, é para isto que fomos chamados (Atos 13:47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.)

A igreja missionária é para resplandecer a luz do conhecimento de Deus a todos, e não para se esconder (Lucas 8:16 Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.), todos nós que fazemos parte do corpo místico de Cristo somos responsáveis pela obra missionária, não tem como se esconder desta obrigação, pois todos nós fomos transportados do Império das trevas para o Reino de Deus (Colossenses 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor), com isto fomos iluminados, o nosso coração passou a enxergar a Luz de Deus (Efésios 1:18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos) e sim entendemos a herança de Deus para nós e para todos quanto aceitarem a sua Luz. Você é Luz do Mundo! Brilhe, resplandeça, seja Luz em meio às trevas.

2) As trevas não prevaleceram contra a luz:

O ato de fazer missões é o ato de entrar numa guerra, missões não é feita por estatus, ou para se melhorar de vida, missões é feita para retirar pessoas das mãos do diabo, é para fazer o bem a onde só tenha o mal, é para destruir domínio espirituais (2 Coríntios 10:4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas), libertando pessoas de opressões diabólicas, e, até mesmo, lugares inteiros que estão na mão do diabo.

Com certeza missões é um ato de guerra, mas não de uma guerra carnal, e sim espiritual a onde Deus nos entrega armas para esta batalha, armas da luz (Romanos 13:12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.), armas que operam maravilhas, libertação, Deus nos deu o nome de Jesus para que missões fosse realizada o nome que é sobre todo o nome (Filipenses 2:9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome...), é através deste nome que a obra missionária é feita, porque neste nome a poder para curar o enfermo, para libertar o cativo e para ressuscitar os mortos (Marcos 16:17-18 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.), esta é a vitória da Igreja Missionária, de iluminar lugares que em outrora só havia trevas.

Somos enviados por Deus a lugares horríveis, para transformá-los, não podemos nos conformar com um mundo arruinado pelo pecado (Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.) devemos ter o sentimento de inconformismo com a situação de opróbrio da humanidade, somos chamados para triunfar sobre as trevas (João 1:5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.), resplandecer, é levar a vida de Deus para uma pessoa moribunda, é expressar o amor de Cristo ao mundo sem este amor. Fomos chamados das trevas, para sermos transformados em luz, para sermos enviados ao mundo em trevas para o iluminar.

3) O alvo dos saldados da Luz:

Não somos chamados para buscarmos bens terrestres ou afã, em muita das vezes os missionário são colocados como espetáculos para este mundo (1 Coríntios 4:9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.), é uma guerra sem dúvida e nesta guerra em vários momentos temos esta sensação de Paulo, somos entregues a morte todo o dia por amor de Cristo, e temos de aprender a não ter a nossa vida com preciosa (2 Coríntios 4:11 Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.), missões é renuncia, é viver para Cristo e para os demais, é aceitar o amor de Cristo em nossa vida e ser o amor de Cristo para a vida daqueles que ainda não tem (1 João 3: 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.) esta é a guerra dos soldados missioneiros.

Nós fomos chamados para esta guerra (1 Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz), a proclamar as benção de Deus sobre as nações, com as nossas mãos levantadas como sacerdotes em ministério de interseção pelas vidas não alcançadas e pela a igreja perseguida, sendo a nação santa de Deus para levar a santidade a todos os povos. Esta é a obra progressiva da igreja, sempre indo a pregar o evangelho e fazendo prosperar a vereda do justo de Deus (Provérbios 4:18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito) missões é apresentar a vontade de Deus a humanidade.

Quando fazemos a obra missionária sabemos que o nosso alvo, não está aqui e sim junto a Cristo, não acumulamos riquezas aqui, mas sim nos céus (Mateus 6:19-21 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.), o missionário tem por pátria a terra a onde ele irá morar (Filipenses 3:20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo), esta pátria é a que Cristo a conquistou, e para ele deverá prosseguir para o alvo que é Cristo (Filipenses 3:14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.) um alvo exeercido pela sua soberana vocação.

Conclusão:

Ser Luz do mundo, é iluminar o mundo com aquilo que você recebeu de Cristo, a Bíblia nos diz que recebemos dEle (2 Pedro 1:3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude), ser luz é levar vida e piedade para este mundo que jaz do maligno, e para isto não devemos perder o alvo em as lutas que travamos aqui, porque sempre acreditaremos que as trevas não poderão impedir o avanço da Igreja do Senhor e que nunca esconderemos o nosso chamado de ganhar almas.