Os Fenômenos Decorrentes da Interação entre Pessoa

Quando o ser humano descobre, fora do seu meio ambiente, digamos, ainda primitivo, outro ser mais evoluido, com melhores perspectivas de vida, ele passa a agir e refletir em função dessa nova descoberta; dessa "constatação" de novos valores para ele, procura copiar tais modelos, transferindo-os para o ambiente anterior. Temos aí o fenômeno "imitação".

Depois de adquirida a consciência desses novos valores, novos estímulos de sobrevivência, o indivíduo ou o grupo passa a aprimorar, a idealizar novos processos para a conquista de situações novas que lhe possibilitam organizarem-se de modo competitivo com outros indivíduos ou grupos, desenvolvendo uma capacidade maior de ação. A "competição" , nesse sentido, pode ser consciente ou inconsciente. Os grupos se unem, se dividem ou se transferem para outros grupos, dominam ou são dominados, procuram uma posição mais elevada, procuram se igualar com outros ou superá-los. Esta é, então, a fase da "competição", que pode ser pacífica ou não ser (veja-se as antigas disputas entre tribos indígenas pelas regiões ricas em caça -- e a dos povos "civilizados" que ainda hoje se destroem na competição sobre o domínio do petróleo e do comércio no mundo).

Aos poucos vão estabelecendo meios próprios de vida, independentes, mantendo relações modificativas ou permanentes entre si e outros (pessoas, tribos, grupos etc.) , desenvolvendo nova ordem de classes sociais e culturais, na qual se acomodam. -- A "acomodação" traz consigo o ajustamento de classes, grupos ou órgãos sociais, aceitação de valores diferentes sem conflitos entre si.

Da aquisição de novos hábitos, maneiras de ser, de falar, de vestir, costumes de outros grupos ou povos, identificando-se com eles, assumindo os papéis dos outros em relação de igualdade -- temos o processo de "assimilação".

Após todos esses processos de adaptação, as pessoas tendem a associarem-se, a cooperarem para o levantamento de novas comunidades, novas instituições, novas modalidades de vida, novas formas de trabalho e organização social,e,decorrente desta, vem o fenômeno da "convivência", que é a participação de todos os componentes de um grupo ou sociedade, na vida diária.

Victoria Magna
Enviado por Victoria Magna em 31/05/2005
Código do texto: T21123