Insegurança Pública 2

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três ou quem sabe até mais amostras do quanto somos capazes de fazer qualquer coisa. A frase anterior, imagino eu, deve ter passado pela cabeça daqueles que ordenaram os ataques do PCC, ainda que não tenha passado, passaria pela minha se fizesse parte de um grupo desses que está fazendo o que bem quer e quando quer. Sim, infelizmente, eles continuam atacando, ameaçando, planejando, enquanto que a insegurança, digo, segurança pública continua falhando, envergonhando e deixando todos a ver navios e a ver estabelecimentos sendo destruídos. Ah, mas diminuiu o número de mortes de policiais, diria qualquer um, mas quer dizer que pode destruir agência bancária como se fosse objetivo de jogo eletrônico?

Durante a semana em que houve o terceiro ataque, eu conversei com uma mulher a caminho da minha faculdade sobre esses ataques. O assunto começou depois que vimos passar pela rua alguns camburões da policia e um ônibus de penitenciária, disse a mulher que viu no telejornal do meio-dia um flagrante de policiais uniformizados que roubaram o rádio de um carro, mas quando perceberam que os donos estavam chegando voltaram a ser o que eram de verdade e disseram aos donos que não conseguiram capturar os bandidos. Aquilo foi o cúmulo do absurdo, uma estapafúrdia pra ser sincero. Claro que já ouvi história de policiais que cometem crimes, isso não é de hoje, nem de ontem, e sim de sempre, porém essa que ouvi foi demais, principalmente pelo fato deles continuarem no local e ainda dizer que não conseguiram ir atrás dos bandidos.

Outro absurdo da semana foi quando li no jornal que o governador Cláudio Lembo teria ficado surpreendido com o ataque, afinal o PCC planeja um ataque para o dia dos Pais segundo as escutas feitas pela polícia. Quer dizer que a polícia só vai se organizar no dia que houver suspeita de ataque, os outros dias irão trabalhar como se nada tivesse acontecido. Posso até estar escrevendo bobagem, mas na situação em que está o Poder não tem muita desculpa não. Nesse último ataque teve até operação antibomba num túnel de São Paulo, os fãs de teoria da conspiração poderiam até imaginar um intercâmbio terrorista com os grupos atuantes no oriente médio.

Só para finalizar, e digo isso em relação ao que escrevo, pois espero não escrever um terceiro artigo sobre um quarto ataque, eu estou até atrasado porque esse PCC é bem rápido, ah quem dera se a justiça fosse tão rápida quanto eles, porque se fosse nada disso teria acontecido, nada disso eu teria escrito.

12/08/06

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 12/08/2006
Reeditado em 12/08/2006
Código do texto: T214925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.