A Pirâmide do Amor

A pirâmide do Amor

Quais serão os pilares fundamentais para sustentarem um casamento?

Existem, em meu entender, como que uma pirâmide de pilares, no que concerne à importância que os mesmos desempenham nessa tarefa de estrutura e suporte do casamento, enquanto relação entre duas pessoas, isto é, aqueles que se encontram na base da pirâmide são os que estão mais longe do vértice, ou seja do topo, mas talvez sejam tão importantes como aquele que se situa lá no topo, “O Amor”, pois sem eles, a pirâmide desmoronar-se-ia e deixaria cair por terra todo o amor que pudesse existir, sem que este conseguisse arranjar argumentos que lhe pudessem valer de salvação.

Imaginemos uma pirâmide que foi sendo começada a construir através do pilar da admiração, sim porque, salvo algumas excepções, o primeiro sentimento que atrai uma pessoa para outra é a admiração, seja ela física, intelectual ou de outro género qualquer, então se não houver, da parte de ambos os membros, a preocupação em manter, no outro, essa admiração, os alicerces da pirâmide começam a ficar minados. Não será este enfraquecer da admiração inicial pelo parceiro que faz despertar o desejo de procurar novos alvos de admiração? Não será que quando um dos parceiros se descuida com o seu aspecto visual, o outro sente que não fora aquela pessoa que aprendera a admirar? Não serve de atenuante a desculpa já gasta de que quem gosta, gosta de qualquer maneira, pois o que aqui está em causa não é a beleza, é sim a mudança que foi oferecida.

Outro pilar muito importante na construção da pirâmide é o Prazer que os parceiros conseguem retirar de todo o processo, seja ele, novamente, um prazer físico, intelectual, espiritual, ou qualquer outro. Que não restem dúvidas de que quando uma relação não consegue proporcionar prazer a qualquer um dos parceiros, as bases da pirâmide estão completamente minadas. Quantas relações terminaram, e quantas irão terminar, só porque um dos parceiros se deixou de preocupar com o prazer do outro? Este prazer de que falo não é só o prazer sexual, pois quantas relações terminaram, e quantas irão terminar, sem que um dos parceiros não comente:

“ Não percebo, nós tínhamos relações quase todos os dias, o que é que quer mais”

Prazer não é só cama, é também o saber que se tem alguém com quem partilhar tristezas e alegrias, euforias e medos, é saber que temos alguém que nos apoia nas nossas decisões, mas que nos alerta para eventuais consequências, é saber que temos um colo que nos ampara quando estamos cansados e onde podemos adormecer.

O terceiro pilar da base da pirâmide situa-se precisamente entre os dois anteriores, é o Desejo, é ele que vai conduzir os parceiros desde a admiração até ao prazer, por isso é que, por muitas vezes, a pirâmide vem abaixo por coisas que podem parecer insignificantes, como por exemplo o simples facto de um dos parceiros decidir alterar um pequeno pormenor do seu aspecto físico, mas quem sabe se era esse pequeno pormenor que provocava o tal clik no seu parceiro?

Depois começamos a escalar a pirâmide e vamos começando a ver que afinal existem outros pilares que são tão importantes como os anteriores, e de entre eles há um que se começa a destacar, tal qual uma trave mestra em toda a estrutura, o Respeito, respeito este que vai muito mais além do que significar concordar com tudo o que o parceiro faz ou diz, isso não é respeito, é antes comodidade. O respeito pelo parceiro significa que a admiração inicial aumentou bastante, pois aquela admiração superficial foi-se cimentando, quer no campo físico quer intelectual e moral, O Respeito pelo parceiro significa desejo, pois aquele desejo que ao inicio talvez fosse muito mais físico que de outro género qualquer, tornou-se agora num desejo físico muito acentuado, é verdade, mas também se tornou num desejo de vivência e partilha comum. O Respeito pelo parceiro significa prazer, não apenas um prazer orgasmico, mas antes um prazer de partilha total do maior bem que cada um dos parceiros possui, a sua própria vida. O respeito pelo parceiro significa, ainda, a aquisição de novos pilares fundamentais ao suporte da pirâmide, como por exemplo a Confiança e Orgulho pelos desafios enfrentados pelo outro, sentindo-se feliz por poder ser o apoio para esses mesmos desafios.

A escalada da pirâmide irá fazer-nos descobrir muitos outros pilares, uns mais fortes, outros mais ténues, mas todos eles muito importantes para que o Amor continue a brilhar lá no alto da pirâmide.

Esta é a base para toda e qualquer pirâmide, independentemente do tipo de amor, sim, porque existem muitas formas de amar. Amamos a pessoa que escolhemos para caminhar a nosso lado, amamos os nossos pais, os nossos filhos, mas também amamos aqueles que temos por nossos verdadeiros amigos, sofrendo com as suas dores e rejubilando com as suas alegrias.

Francis Raposo Ferreira

I