GURUPI TÊM AVANÇOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

A secretária municipal de Educação de Gurupi, no Estado de Tocantins, Maria Aparecida Ribeiro Lima Cézar, faz um balanço muito positivo das ações desenvolvidas pela pasta, destacando o aumento significativo no número de matrícula e a reforma e ampliação das escolas.

"Desde o início dos nossos trabalhos e seguindo determinação do prefeito João Cruz, tivemos a preocupação de resgatar a credibilidade do ensino público municipal, buscando também envolver a comunidade nesse processo. O resultado foi extraordinário e colhemos os bons frutos desse trabalho que visa transformar os alunos em cidadãos de verdade, mais preparados e conscientes de seu papel na sociedade em que vivem", afirmou a secretária.

Uma outra importante conquista da educação municipal, de acordo com a secretária, foi o Plano de Cargos e Salários do Magistério de Gurupi, onde dobrou o salário do professor PNE1. Teve ainda a implantação das progressões, que inicialmente beneficiaram 97 professores. O número de professores com nível superior passou de 92, em 2001, para 209, em 2006, contribuindo para melhorar significativamente a qualidade do ensino municipal.

A consolidação do Conselho Municipal de Educação, do Plano Municipal de Educação, do Programa de Merenda Escolar, dentre outros, foram conquistas que possibilitaram reafirmar Gurupi como pólo destacado da educação municipal no Sul do Tocantins.

A Secretaria de Educação também fez parcerias com o Instituto Ayrton Senna para atender alunos com problemas de distorção idade-série e instituiu nas escolas municipais o projeto "Se Liga". Outra grande parceira é a Unirg, que tem participado ativamente em todos os projetos da secretaria, especialmente, os cursos de educação Física, Letras e Pedagogia.

"Hoje, ao olharmos para trás, vemos muitas vitórias contabilizadas no decorrer de nossa jornada e apesar dos obstáculos encontrados, toda a equipe da Secretaria de Educação sempre esteve com a firme determinação para superá-los, pois o nosso objetivo maior é desenvolver uma educação de qualidade e que contribua significativamente para a formação de um cidadão capaz de se posicionar diante das diferentes situações sociais e não na simples superação do analfabetismo", finalizou a secretária Maria Aparecida.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 19/08/2006
Código do texto: T220019